|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Franquia coloca crianças no
livro "O Menino Maluquinho"
free-lance para a Folha
A partir de agora, qualquer
criança pode participar como
personagem das histórias do livro
"O Menino Maluquinho", do escritor e cartunista Ziraldo.
A Personal Books Editora, franquia de livros infantis personalizados, acaba de assinar contrato
com a editora Melhoramentos,
detentora da licença de publicação dos títulos do autor.
Com 180 franqueados, a Personal já representa com exclusividade no Brasil os clássicos de Walt
Disney e vende por mês cerca de
10 mil livros.
"Oferecendo um título nacional
consagrado, esperamos impulsionar a franquia e suprir uma demanda crescente no país", afirma
Maria Helena José Brito, 41, diretora da Personal Books.
O baixo investimento inicial é o
maior atrativo da marca. É possível começar com um computador
(acima de 486), uma impressora
laser e mais R$ 3.000, gastos com
o estoque inicial de 50 livros e o
software para personalização.
Não são cobrados royalties (taxa para uso da marca) e taxa de
publicidade, mas todos os meses
o franqueado tem de fazer um pedido mínimo de dez unidades.
Os kits, que incluem o miolo em
papel-couchê, adesivos e a capa
dura, custam aos franqueados de
R$ 7,50 a R$ 10.
A personalização é feita em algumas páginas, onde são incluídos o nome da criança e dos amiguinhos, que também passam a
fazer parte da história.
"Em razão do bom acabamento, é possível vender os livros até
pelo dobro do preço", calcula Maria Helena. "O lucro por unidade
supera os 100%."
A grande clientela da Personal
Books Editora está nas escolas.
Por isso, para ter sucesso na franquia é desejável ter alguns contatos na área educacional.
Fim de ano
Há três anos, a microempresária Vera Amaral, 50, vendia artesanato em escolas e dava aulas de
pintura para crianças quando conheceu a franquia por intermédio
de uma amiga. "Hoje tenho 600
colégios cadastrados, dentre os
quais 180 são clientes assíduos."
A melhor época para as vendas,
além do Dia da Criança, é o fim de
ano, quando coincidem as formaturas de pré-escola e o Natal.
"Por isso a média mensal oscila
muito, entre 30 e 150 títulos", afirma Vera, que vende cada um por
preços de R$ 15 a R$ 18. "Uma alternativa para vender o ano todo é
contar com a propaganda boca a
boca", completa.
(TAb)
Personal Books: 0/xx/48/322-0689.
Texto Anterior: Parceria: Mezzo Punto oferece sociedade para ampliar número de lojas Próximo Texto: Bancos leiloam imóveis com desconto Índice
|