São Paulo, Domingo, 03 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franquia coloca crianças no livro "O Menino Maluquinho"

free-lance para a Folha

A partir de agora, qualquer criança pode participar como personagem das histórias do livro "O Menino Maluquinho", do escritor e cartunista Ziraldo.
A Personal Books Editora, franquia de livros infantis personalizados, acaba de assinar contrato com a editora Melhoramentos, detentora da licença de publicação dos títulos do autor.
Com 180 franqueados, a Personal já representa com exclusividade no Brasil os clássicos de Walt Disney e vende por mês cerca de 10 mil livros.
"Oferecendo um título nacional consagrado, esperamos impulsionar a franquia e suprir uma demanda crescente no país", afirma Maria Helena José Brito, 41, diretora da Personal Books.
O baixo investimento inicial é o maior atrativo da marca. É possível começar com um computador (acima de 486), uma impressora laser e mais R$ 3.000, gastos com o estoque inicial de 50 livros e o software para personalização.
Não são cobrados royalties (taxa para uso da marca) e taxa de publicidade, mas todos os meses o franqueado tem de fazer um pedido mínimo de dez unidades.
Os kits, que incluem o miolo em papel-couchê, adesivos e a capa dura, custam aos franqueados de R$ 7,50 a R$ 10.
A personalização é feita em algumas páginas, onde são incluídos o nome da criança e dos amiguinhos, que também passam a fazer parte da história.
"Em razão do bom acabamento, é possível vender os livros até pelo dobro do preço", calcula Maria Helena. "O lucro por unidade supera os 100%."
A grande clientela da Personal Books Editora está nas escolas. Por isso, para ter sucesso na franquia é desejável ter alguns contatos na área educacional.

Fim de ano
Há três anos, a microempresária Vera Amaral, 50, vendia artesanato em escolas e dava aulas de pintura para crianças quando conheceu a franquia por intermédio de uma amiga. "Hoje tenho 600 colégios cadastrados, dentre os quais 180 são clientes assíduos."
A melhor época para as vendas, além do Dia da Criança, é o fim de ano, quando coincidem as formaturas de pré-escola e o Natal.
"Por isso a média mensal oscila muito, entre 30 e 150 títulos", afirma Vera, que vende cada um por preços de R$ 15 a R$ 18. "Uma alternativa para vender o ano todo é contar com a propaganda boca a boca", completa. (TAb)

Personal Books: 0/xx/48/322-0689.


Texto Anterior: Parceria: Mezzo Punto oferece sociedade para ampliar número de lojas
Próximo Texto: Bancos leiloam imóveis com desconto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.