São Paulo, domingo, 12 de abril de 1998

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ORTOPÉDICOS
Empresas oferecem artigos mais confortáveis, sofisticados e coloridos para descanso e prática de esportes
Setor diversifica atuação e eleva vendas

Lili Martins/Folha Imagem
Evelyn Cornelsen, cliente da loja Dr. Scholl, experimenta tala para a mão, utilizada no tratamento da LER


CLEBER MARTINS
da Reportagem Local

Fabricantes e lojas de produtos ortopédicos estão aumentando suas vendas em até 20% ao ano, impulsionados pelo avanço de doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e pelo consumo crescente de itens para descanso e práticas esportivas.
A maioria dos negócios bem-sucedidos da área tem como ponto de partida a tática de oferecer mais do que os tradicionais artigos para deficientes, acidentados e idosos, como muletas e cadeiras de rodas.
Prova disso é que os líderes de vendas nas lojas geralmente são itens mais modernos, como as talas imobilizadoras para as mãos, usadas para auxiliar no tratamento da LER -também chamada de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
A Salvapé, criada há 50 anos, é um exemplo. A marca produziu 20 mil unidades desse artigo no ano passado. Em 1996, foram 15 mil.
"A fabricação era quase nula há uns quatro anos", afirma Pedro Filler, 50, sócio da empresa.
O produto, que custa cerca de R$ 20, é feito em mais de dez modelos, sendo um sob medida.
O incremento das vendas tem sua explicação no aumento de casos da doença. Segundo o Cesat (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador), a parcela de pacientes atendidos com esse distúrbio saltou de 9,1% para 60% do total, no período entre 1991 e 1996.
Além dos imobilizadores para as mãos, também formam o carro-chefe das vendas as palmilhas especiais, as meias de compressão (para descanso ou para combater varizes, por exemplo), as tipóias (para apoiar o braço) e os tênis ortopédicos, que substituíram aquelas botas escuras de antigamente.
"A diversificação e a modernização dos produtos têm feito o mercado duplicar a cada três anos", avalia Filler, que fabrica mais de 500 itens atualmente.
A alta no segmento de produtos ortopédicos também fez com que as lojas do ramo deixassem de atuar somente em áreas próximas a hospitais e clínicas, para atingir atualmente até o público dos shopping centers.
"Pelo fato de não termos concorrentes, conseguimos um movimento bom e regular", afirma Nilton Marzullo, 52, proprietário da Orto-Nil, que funciona há 18 anos no shopping Ibirapuera (zona sudoeste de São Paulo).
Segundo o empresário, que também possui uma loja em Santo André (Grande São Paulo), as vendas estão crescendo aproximadamente 20% ao ano.
"Vamos abrir uma outra loja, no próximo ano, em um shopping em Higienópolis", afirma Marzullo, que oferece mais de 1.500 itens em suas lojas.

Onde encontrar - Orto-Nil: (011) 533-6353; Salvapé: (011) 255-1911.



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