São Paulo, Domingo, 23 de Janeiro de 2000



Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA LIGHT

Setor diet "engorda" o mercado de franquias

free-lance para a Folha

De acordo com o último levantamento sobre o mercado de franquias, realizado no final de 99 pelo Instituto Franchising, cerca de quatro redes de produtos para emagrecer estão em funcionamento no mercado brasileiro.
Apesar de o ramo ser considerado promissor, esse setor de franquias ainda dá os primeiros passos no mercado de negócios.
A pesquisa indica também que os alimentos dietéticos ou light são usados mais como acessórios do que como produto principal das redes de franquias.
"É comum os franqueados venderem produtos de emagrecimento como complemento em outro negócio de alimentação", diz Marcelo Cherto, 45, presidente do Instituto Franchising.
Para Isabel Bernadete Von Mann, 44, nutricionista e sócia da franquia Diet Empório, as pequenas empresas do setor de alimentação diet ou light sofreram muito com a chegada de multinacionais, como a Slim.
"Acho que o boom das franquias desse ramo já aconteceu. Hoje, o mercado está bastante competitivo. Apenas as grandes e tradicionais continuam vivas."
Atualmente, a Diet Empório conta com seis franqueados. Para fazer parte da franquia, é necessário pagar uma taxa de R$ 6.000 -a empresa não cobra royalties ou taxa de publicidade. "O capital inicial mínimo para abrir uma loja varia de R$ 40 mil a R$ 50 mil."
Isabel conta que a desvalorização do real mexeu um pouco com o faturamento da rede, já que a maior parte dos produtos é importada e comprada em dólar. "Antes da desvalorização, o retorno financeiro variava de seis meses a até um ano. Agora, o prazo passou para mais de um ano."

Doces
A Diet Empório nasceu há dez anos, dentro de um hospital. Isso porque os nutricionistas perceberam que pessoas diabéticas não tinham alternativas para se alimentar com comidas "gostosas".
"Era um mercado pobre. Resolvemos criar diferentes tipos de doces para diabéticos e pessoas que queriam perder peso. Pesquisamos, e o negócio deu certo."

Diet Empório: 0/xx/11/211-9157.


Texto Anterior: Restaurante dá de comer aos olhos
Próximo Texto: 'Mercado é bem promissor'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.