|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
COMIDA LIGHT
Setor diet "engorda" o mercado de franquias
free-lance para a Folha
De acordo com o último levantamento sobre o mercado de franquias, realizado no final de 99 pelo Instituto Franchising, cerca de
quatro redes de produtos para
emagrecer estão em funcionamento no mercado brasileiro.
Apesar de o ramo ser considerado promissor, esse setor de franquias ainda dá os primeiros passos no mercado de negócios.
A pesquisa indica também que
os alimentos dietéticos ou light
são usados mais como acessórios
do que como produto principal
das redes de franquias.
"É comum os franqueados venderem produtos de emagrecimento como complemento em
outro negócio de alimentação",
diz Marcelo Cherto, 45, presidente do Instituto Franchising.
Para Isabel Bernadete Von
Mann, 44, nutricionista e sócia da
franquia Diet Empório, as pequenas empresas do setor de alimentação diet ou light sofreram muito
com a chegada de multinacionais,
como a Slim.
"Acho que o boom das franquias desse ramo já aconteceu.
Hoje, o mercado está bastante
competitivo. Apenas as grandes e
tradicionais continuam vivas."
Atualmente, a Diet Empório
conta com seis franqueados. Para
fazer parte da franquia, é necessário pagar uma taxa de R$ 6.000
-a empresa não cobra royalties
ou taxa de publicidade. "O capital
inicial mínimo para abrir uma loja varia de R$ 40 mil a R$ 50 mil."
Isabel conta que a desvalorização do real mexeu um pouco com
o faturamento da rede, já que a
maior parte dos produtos é importada e comprada em dólar.
"Antes da desvalorização, o retorno financeiro variava de seis meses a até um ano. Agora, o prazo
passou para mais de um ano."
Doces
A Diet Empório nasceu há dez
anos, dentro de um hospital. Isso
porque os nutricionistas perceberam que pessoas diabéticas não tinham alternativas para se alimentar com comidas "gostosas".
"Era um mercado pobre. Resolvemos criar diferentes tipos de
doces para diabéticos e pessoas
que queriam perder peso. Pesquisamos, e o negócio deu certo."
Diet Empório: 0/xx/11/211-9157.
Texto Anterior: Restaurante dá de comer aos olhos Próximo Texto: 'Mercado é bem promissor' Índice
|