São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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Negócio independente ou franquia?

PAULO NAVES
free-lance para a Folha

Greg Salibian/Folha Imagem
Toshio Furihata, dono da marca Cooking Magic, que fatura R$ 60 mil


Na hora de abrir um pequeno empreendimento, sempre aparece a mesma dúvida: é melhor adquirir uma franquia ou partir para um negócio independente?
Para o futuro microempresário resolver a questão, é necessário aprender as vantagens e as desvantagens de cada sistema, suas diferenças e peculiaridades.
De acordo com consultores, o sistema de franchising oferece as facilidades de formatação e treinamento, mas cobra um percentual sobre o faturamento (royalties) e, muitas vezes, um fundo de publicidade -leia texto abaixo.
Já o negócio independente dá maior liberdade na administração, mas pede um alto investimento na divulgação e ainda demanda trabalho na disputa pelo mercado.
Para qualquer tipo de empreendimento, especialistas advertem que a rentabilidade dependerá do empenho e da dedicação, tanto nas vendas como no serviço prestado.

Personalidade
O primeiro passo a ser dado pelo futuro empreendedor é uma análise do próprio perfil, sugere a consultora Ana Vecchi, 36, da Vecchi & Ancona Consulting.
Ela diz que o dono de um negócio independente, em geral, busca novas oportunidades, gosta de correr riscos, monta e lidera uma equipe e ainda sabe que pode crescer.
Por outro lado, o franqueado vai receber ajuda na montagem e na administração da empresa, afirma. "O franqueado não tem toda a criatividade de um empreendedor nato. Tem mais insegurança."

Congelados
A diferença de personalidade pode ser exemplificada pelos empresários Rosangela Aulicino, 39, e Toshio Furihata, 78, que atuam na mesma área (comida congelada pronta), mas em direções opostas: franquia e negócio independente.
Sem experiência no setor, a química Rosangela passou mais de um ano pesquisando várias marcas até montar uma franquia da Komida's Congelados, em Santana (zona norte de São Paulo).
Ela entrou no ramo de franchising porque, em sua opinião, pode contar com "uma porta aberta" pelo franqueador, que já tem "um nome mais forte" no mercado.
O negócio absorveu um investimento inicial de R$ 100 mil. O faturamento mensal apresenta média de R$ 35 mil -o lucro é de 7%.
Com mais de 23 anos de bagagem, Furihata, dono do restaurante Forchetta D'Oro, lançou a marca de congelados Cooking Magic.
"Não basta vender a mercadoria. É preciso ter diferenciação, assistência e serviço, além de abrir um leque de produtos segundo a necessidade do mercado", ensina ele, que lucra 15% sobre o faturamento, de até R$ 60 mil por mês.
Além de produzir cerca de 50 itens, o empresário fornece os produtos para motéis e flats. "Tenho prática no mercado. Apanhei "pra burro" em restaurantes."

Forchetta D'Oro: (011) 883-6894; Komida's Congelados: (011) 6959-4122; Vecchi & Ancona Consulting: (011) 820-3827.
LEIA MAIS na pág. 3

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