São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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Entenda os termos do franchising

free-lance para a Folha

Franchising é um sistema de negócio em que a distribuição e a venda de serviços/produtos acontecem a partir da reprodução de um modelo estabelecido.
O franqueador é o dono da marca, que autoriza terceiros (os franqueados) a utilizar o sistema operacional.
Ele transmite aos franqueados sua experiência no ramo e ainda outros conhecimentos para a implantação do negócio.
Para aderir ao sistema, o franqueado paga a taxa de franquia, além de um percentual sobre o faturamento, pelo apoio e treinamento. E contribui, também, para o fundo de propaganda.
A taxa de publicidade é o percentual mensal aplicado sobre o faturamento da franquia que tem como finalidade a constituição de um fundo cooperado, para ser aplicado na própria divulgação dos produtos e serviços comercializados pela rede.
Já os royalties consistem no percentual fixo aplicado sobre o faturamento mensal da franquia, ou sobre as compras, que serve como remuneração pela continuidade da prestação de serviços -programas de treinamento, pesquisa e desenvolvimento de produtos ou serviços e suporte operacional.



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