São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar restaurante de refeições por quilo?

Para montar um restaurante com refeições por quilo, é essencial que o ponto esteja instalado em um lugar movimentado, já que em pequenos bairros não há mercado consumidor suficiente.
A estocagem dos alimentos requer local seco, fresco e limpo. Utilize prateleiras para guardar todos os produtos e conserve em armazenamento apenas os alimentos que não são perecíveis.
Procure uma combinação criativa de pelo menos oito pratos quentes, dez frios e ainda ofereça variedades de sobremesa.
Alguns pontos importantes para um bom desempenho do negócio são produtos com boa aparência e qualidade, cardápio variado, rapidez no atendimento, preços acessíveis, muita higiene e limpeza.
Para uma produção diária de 200 quilos de refeições, o empreendedor precisa investir na compra de equipamentos, como balcões, balança eletrônica e caixa registradora.
Além disso, é necessário comprar utensílios de cozinha (panelas, facas, talheres, botijões de gás, pratos, toalhas, porta-guardanapos etc.) e eletrodomésticos, como liquidificadores industriais e espremedor industrial de suco de frutas.
O preço total desses equipamentos gira em torno de R$ 30 mil. Os fornecedores de gêneros alimentícios para esse tipo de restaurante são supermercados e mercearias, entre outras empresas.
O investimento inicial é estimado em torno de R$ 40 mil, com gastos na compra dos equipamentos, organização do estoque inicial e despesas do primeiro mês de funcionamento da casa.
O custo operacional é elevado e o capital de giro se concentra em torno de 40% do investimento inicial, pois muitos pagamentos são feitos com vales-refeição, o que requer tempo para a entrada de dinheiro.
Outra opção é trabalhar com preço fechado no estilo self-service. Nesse caso, paga-se um valor único pela refeição e come-se à vontade. As casas vegetarianas são as mais expressivas nesse estilo.

Ligue Sebrae-SP: 0800-780202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas ao caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae-SP exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: À Italiana
Próximo Texto: Variedade de receitas aumenta clientela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.