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"Empresa da moda' ilude com lucro fácil
Empresários mostram como sobreviver no mercado com negócios mais visados; tempo médio de vida é de dois anos
ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha
Ter uma idéia original é o primeiro passo para o sucesso de um
empreendimento.
A inovação, contudo, poderá se
transformar na ruína do negócio se
ele for copiado pelos concorrentes
e virar mais uma das chamadas
"empresas da moda".
Lambaterias, pistas de patins,
bingos e, mais recentemente, revendas de cachorro-quente e microcervejarias são exemplos de
empreendimentos que costumam
virar febre de consumo, dando a
falsa impressão de lucro fácil.
"Só ganham dinheiro aqueles
que abrem primeiro", avalia o economista Claudemir Galvani, da
PUC-SP (Pontifícia Universidade
Católica).
Dono da Metha Consultoria
-especializada em oportunidades
para investimentos-, Galvani
avalia que as "empresas da moda"
têm duração média de dois anos e
costumam aparecer em duas fases.
"Na primeira, o lucro vai para o
pioneiro. É nesse momento que ele
deve vender o negócio para os empreendedores da segunda fase. Se
não fizer isso, corre o risco de morrer com seus concorrentes."
O problema é que o sucesso imediato deixa no empresário a esperança de que o negócio vai durar.
"Por mais que a moda pegue, só
haverá espaço para quem conseguir inovar mais ainda", alerta.
Para o consultor Ari Rosolem, do
Sebrae-SP, aquele que conhece a
área geralmente é mais criativo.
"O empreendedor precisa agir
rápido quando o negócio começar
a declinar", ensina o consultor.
²
Na prática
A Folha conversou com empreendedores que investiram em
pistas de kart "indoor", videolocadoras, karaokês, fábricas de fraldas
descartáveis, restaurantes por quilo e lojas de preço único -negócios que estiveram ou ainda estão
em voga.
Mesmo com a queda na procura,
todos permanecem no ramo e garantem que o segredo da sobrevivência está na diversificação.
É o caso de Mário Boito, 36, dono
de uma distribuidora de fitas de vídeo, que hoje está entrando no
mercado de DVD (videodisco).
Para ele, saber aproveitar as
oportunidades que surgem depois
que a moda acaba é fundamental.
"Quando o filme "Titanic' chegou, muitas locadoras lucraram
com a venda da fita. Nem sempre o
mercado nos dá essa chance."
Metha Consultoria: tel. (011) 259-7159.
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