São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

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"Empresa da moda' ilude com lucro fácil

Empresários mostram como sobreviver no mercado com negócios mais visados; tempo médio de vida é de dois anos ADRIANA SOUZA SILVA
free-lance para a Folha

Ter uma idéia original é o primeiro passo para o sucesso de um empreendimento.
A inovação, contudo, poderá se transformar na ruína do negócio se ele for copiado pelos concorrentes e virar mais uma das chamadas "empresas da moda".
Lambaterias, pistas de patins, bingos e, mais recentemente, revendas de cachorro-quente e microcervejarias são exemplos de empreendimentos que costumam virar febre de consumo, dando a falsa impressão de lucro fácil.
"Só ganham dinheiro aqueles que abrem primeiro", avalia o economista Claudemir Galvani, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).
Dono da Metha Consultoria -especializada em oportunidades para investimentos-, Galvani avalia que as "empresas da moda" têm duração média de dois anos e costumam aparecer em duas fases.
"Na primeira, o lucro vai para o pioneiro. É nesse momento que ele deve vender o negócio para os empreendedores da segunda fase. Se não fizer isso, corre o risco de morrer com seus concorrentes."
O problema é que o sucesso imediato deixa no empresário a esperança de que o negócio vai durar.
"Por mais que a moda pegue, só haverá espaço para quem conseguir inovar mais ainda", alerta.
Para o consultor Ari Rosolem, do Sebrae-SP, aquele que conhece a área geralmente é mais criativo.
"O empreendedor precisa agir rápido quando o negócio começar a declinar", ensina o consultor.
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Na prática A Folha conversou com empreendedores que investiram em pistas de kart "indoor", videolocadoras, karaokês, fábricas de fraldas descartáveis, restaurantes por quilo e lojas de preço único -negócios que estiveram ou ainda estão em voga.
Mesmo com a queda na procura, todos permanecem no ramo e garantem que o segredo da sobrevivência está na diversificação.
É o caso de Mário Boito, 36, dono de uma distribuidora de fitas de vídeo, que hoje está entrando no mercado de DVD (videodisco).
Para ele, saber aproveitar as oportunidades que surgem depois que a moda acaba é fundamental.
"Quando o filme "Titanic' chegou, muitas locadoras lucraram com a venda da fita. Nem sempre o mercado nos dá essa chance."

Metha Consultoria: tel. (011) 259-7159.



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