Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Simetria guia arquitetura do Taj Mahal Mausoléu é o principal expoente da arquitetura do Império Mogol, que dominou a Índia durante três séculos Monumento está dentro de jardins inspirados na concepção muçulmana do Éden, que incorpora elementos como a água DA ENVIADA À ÍNDIAComecemos pelo final da visita: depois de explorar a parte principal do complexo do Taj Mahal, saindo pelo portão principal, detenha-se um momento para observar a expressão de quem acaba de ver o grande mausoléu. É essa primeira reação atarantada, muitas vezes acompanhada de um certo estupor que causa tropeços entre a multidão, que melhor reflete o deslumbre causado pela visão do monumento ao vivo. O Taj Mahal é o principal expoente da arquitetura do Império Mogol, que dominou a Índia por cerca de três séculos, mesclando elementos islâmicos, persas, turcos e indianos em um estilo único e reverenciado. O conjunto é dominado pela simetria, desenhada já de cara pelo espelho-d'água que segue em linha reta do portão principal, marcando o centro do mausoléu de mármore -finalizado em 1643, a mando do xá Jahan, em memória de sua mulher favorita, morta em 1631, após o nascimento do 14º filho do casal. Do lado oposto à mesquita à esquerda do Taj Mahal há uma réplica do templo, que não tem função religiosa, apenas mantém a simetria rigorosa do conjunto, quebrada só pela tumba do próprio xá, ao lado da de sua amada, no centro do mausoléu -na verdade, os corpos estão em túmulos abaixo dos mostrados, fechados para visitas. Com um minarete em cada ângulo, o Taj Mahal consiste em uma base quadrada encimada por uma cúpula dupla de 44 metros. Cada faceta exibe arcos em nicho, ladeados por padrões marchetados no mármore e painéis com textos do Corão incrustados na versão negra da pedra. Após apreciar mais de perto a decoração do mausoléu, os ditos 12 anos de construção (e mais dez para todo o complexo) e os 20 mil operários e mestres, que usaram materiais vindos do mundo inteiro, parecem apropriados. Os motivos florais e geométricos são esculpidos em alto-relevo em grandes peças únicas de mármore ou finamente marchetados com pedras preciosas e semipreciosas. No interior, os túmulos são ladeados por telas octogonais delicadas de "jali" (treliça de mármore). Não por acaso, o xá Jahan foi deposto do poder por seus filhos, preocupados com a gastança desenfreada. Após atravessar os jardins inspirados na concepção islâmica do Éden, o visitante volta ao portão principal, dá aquela última olhada no famoso monumento -que vai adquirindo tons diferentes conforme o sol se movimenta- e vê de frente o próprio embasbacamento, refletido no rosto de quem entra. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |