Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planeje escapada perto de Ho Chi Minh

Evitar os ônibus de excursão que saem do centro é recomendado a quem procura passeio menos convencional

Alugar uma bicicleta ou moto pode ser opção para se embrenhar pela mata e explorar as ilhas formadas pelo delta

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM HO CHI MINH

Para quem vem do sul, aterrissar em Ho Chi Minh em um dia claro significa observar de cima a grandeza do delta do rio Mekong, o encontro das águas com o mar da China Meridional, e, depois, os inúmeros braços e canais do rio, berço da produção de arroz do Vietnã -o país é o segundo maior exportador do grão depois da Tailândia.

É possível organizar passeios de um dia saindo do centro de Ho Chi Minh para explorar o rio. Ele nasce no planalto tibetano e desce passando pela China, pelo leste de Mianmar, pelo Laos, norte da Tailândia, Camboja e, por fim, Vietnã.

Ônibus de excursão saem do centro e incluem passeios de barco pelo rio, por suas ilhas e canais.

Devido à proximidade com Ho Chi Minh, os locais visitados nestes passeios são, muitas vezes, muito turísticos - e o rio, poluído demais.

A viagem aos mercados flutuantes da cidade de Cantho vale a pena. Porém, para aqueles que possuem um pouco de espírito aventureiro, é mais recomendável fugir desses tours tradicionais.

Alugar uma bicicleta, moto ou carro pode ser uma boa alternativa para se embrenhar pela mata e explorar as ilhas formadas pelo delta.

PHU QUOC

Apesar de menos popular que seus vizinhos do Sudeste Asiático nesse quesito, o Vietnã também tem sua cota de praias paradisíacas com águas cristalinas.

Localizada no golfo da Tailândia, a 15 km da costa do Camboja e a 300 km ao sul da cidade de Ho Chi Minh -é possível voar da cidade até Duong Don, ponto de entrada principal da ilha- Phu Quoc foi transformada em parque nacional em 2001.

A areia branca, o mar translúcido e os coqueiros de praias como Bai Truong e Bai Khem ajudam a descansar os sentidos após um tempo em Ho Chi Minh.

Assim como Con Son, a ilha também foi usada como prisão de vietcongues durante a guerra do Vietnã. Hoje, entretanto, ela é mais famosa pela produção de molho de peixe de qualidade.

Para os que não se incomodam com cheiro forte, vale a pena a visita à destilaria Nuoc Mam Hung Thanh.

NHA TRANG

A cidade, capital da província de Khanh Hoa, pode ser considerada a resposta vietnamita a Phuket, na Tailândia. Localizada na costa centro-sul do Vietnã, é a praia mais famosa do país, conhecida por seus resorts, spas de beleza e festas. Os seis quilômetros de praia com águas cristalinas a tornam um ótimo local para apreciadores de mergulho e snorkeling.

Praias como Mui Ne, ao sul de Nha Trang, e Dai Lanh e Doc Let, ao norte, são menos movimentadas.

(BRUNA HADDAD)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.