São Paulo, Segunda-feira, 01 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAÍA DE TODOS OS SANTOS
Criada em 1549, cidade festeja com Carlinhos Brown, Caetano e muita religiosidade sua fundação
Salvador comemora 450 anos no embalo

CARLA ARANHA
da Reportagem Local

Neste mês, Salvador saracoteia mais do que nunca sob o signo de seus 450 anos, completados neste ano. Fãs de Carlinhos Brown e Caetano Veloso poderão se esbaldar em dois shows, enquanto amantes da história contam com uma programação também variada em museus e solares.
Nos meses seguintes, as comemorações vertem na religiosidade e, claro, no passado da cidade. Uma festança de réveillon fecha o calendário. Confira:

MARÇO - No dia 18, será lançada a nova edição do livro "Evolução Física de Salvador" (Fundação Gregório de Mattos), no museu da Cidade, às 19h.
Entre os dias 22 de março e 3 abril, fica em cartaz a exposição de fotografias "Conhecendo a Cidade, Descobrindo o Olhar" (shopping Barra).
Para quem gosta de história, outra mostra, de trajes seiscentistas, pode ser a sopa no mel. Acontece no museu do Cacau, no dia 25.
Um dia depois, será lançada a agenda "Arte Salvador 450 Anos", no Museu de Arte Moderna da Bahia/Solar do Unhão, às 21h.
Se você curte os ritmos baianos, prepare-se para assistir ao show "Omelete Man", de Carlinhos Brown e convidados especiais, que será realizado no estádio Otávio Mangabeira, a partir das 19h, no dia 27. No dia 28, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves será reinaugurada com um show de ninguém menos que Caetano Veloso, a partir das 18h30.
Um dia depois, é a vez do cântico te-déum na basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 11h, e da inauguração do Memorial e praça da Sé, às 19h.
Ainda no dia 29, haverá um show em homenagem aos 450 anos da cidade, na praça Castro Alves, a partir das 20h30.

ABRIL - A efervescência de março arrefece um pouco no mês da Páscoa, quando haverá apenas o lançamento do quarto selo e da medalha comemorativa dos 500 anos do descobrimento do país (horário previsto: 18h; local: palácio da Aclamação). Mas, como mais eventos podem ser acrescentados à programação, fique de olho em possíveis novidades.

MAIO - No dia 10, a religiosidade dá o tom, com missa e procissão de são Francisco Xavier na catedral Basílica. No dia 24, será inaugurada a Casa da Cultura de Angola na Bahia, no Solar Oliveira Mendes. Em maio e junho, o Museu de Arte Moderna da Bahia abrigará uma mostra de pintores portugueses.

JUNHO - Nesse mês, a história e a religião embalam Salvador, começando com uma procissão de Corpus Christi no dia 3, no centro histórico da cidade. No dia 13, haverá um encontro de ministros da Cultura da América Latina e do Caribe no Solar do Unhão e uma reunião de escritores. No mesmo dia, o Museu de Arte Moderna da Bahia será sede da exposição "Histórias de Dor, Esperança e Festa".

JULHO - As comemorações se concentram no dia 2, quando haverá um cortejo da independência da Bahia em homenagem aos 450 anos de Salvador.

SETEMBRO - O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia vai abrigar, entre os dias 27 desse mês e 1º de outubro, o Quarto Congresso de História da Bahia.

NOVEMBRO - No dia 1º, será comemorada a descoberta da baía de Todos os Santos, no Farol da Barra. No dia 5, é a vez do Festival Internacional de Teatro e Dança de Rua na Bahia.

DEZEMBRO - O réveillon será festejado em toda a orla, especialmente no Farol da Barra. Antes, entre os dias 19 e 25, haverá a comemoração natalina dos 450 anos de Salvador.


Texto Anterior: Pacotes aéreos
Próximo Texto: Festival de percussão emana a essência dos ritmos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.