São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ovelha e aves estrearam cesta

DA ENVIADA ESPECIAL

Um pato, um galo e uma ovelha foram os primeiros seres vivos a voar em um balão, em experiência realizada pelos irmãos franceses Joseph e Jacques Montgolfier, em 1783. Aos dois é atribuída a invenção oficial do balão. Antes, experiências com um aparelho parecido com o balão ocorreram em 1709, quando o inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão criou um aparelho que subiu quatro metros.
Os Montgolfier perceberam que um saco de tecido cheio de ar quente subia. Em 4 de junho de 1783, fizeram voar um balão de ar quente, de tecido e papel, sem ninguém a bordo. Em setembro, usaram os animais e, em novembro, dois homens voaram sobre Paris. Como esporte, o balonismo tornou-se popular nos anos 60.
No Brasil, começou a ser praticado nos anos 70. Segundo Feodor Nenov, da Air Brasil Balonismo, de Piracicaba, 90% dos pilotos brasileiros estão em São Paulo.



Texto Anterior: Panorama gaúcho: Vôo de balão é aventura "light"
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.