São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

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LANÇAMENTO

Primeira publicação não traduzida sobre o continente descreve 12 países de uma maneira bem-humorada

Guia disseca América do Sul para brasileiro

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de gangorra cambial do real frente ao dólar e do vantajoso poder de compra do brasileiro na Argentina, um guia sobre a América do Sul é muito bem-vindo.
Principalmente quando existem apenas títulos traduzidos sobre um território ao mesmo tempo tão próximo e tão desconhecido do brasileiro comum, que normalmente conhece melhor a Disney ou a Torre Eiffel do que o Caminito ou Machu Picchu.
O "Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul", embora tenha um longo título capaz de confundir um pouco o leitor, preenche de forma bem satisfatória uma lacuna do mercado editorial.
Escrita de brasileiro para brasileiro, a publicação orienta de maneira eficaz o passageiro antes e depois do embarque, com dados úteis sobre segurança (inclusive explicando os riscos que o turista corre com terrorismo e possíveis assaltos), documentação, meios de transporte e itens afins.
De forma bem-humorada, os autores não só descrevem hotéis, restaurantes e pontos de interesse de 12 países, como também dão uma contextualização histórica de cada local, nos textos da seção "Você que colou na escola...". No decorrer das páginas, quadros com o mesmo título têm biografias de seis personalidades, como Evita Perón e Pablo Neruda, rol que poderia até ser maior.
Também dão um gostinho especial os "Diários de Bordo", impressos sobre uma ilustração que lembra um caderno, com narrações em primeira pessoa sobre peripécias vividas pelos autores durante suas viagens. Exemplo: "Mosquitos. Durante a viagem do Trem da Morte, eles têm uma função terapêutica: ajudam os passageiros a se ocupar -gesticulando as mãos, batendo com jornais nas paredes, livros na janela... Enfim, é só escolher: distração para ninguém reclamar..." (pág. 273).
Também são divertidas -e realmente podem ser necessárias- as "Expressões quase Indispensáveis" da pág. 868, com frases do tipo "Todos sabem que Pelé es mejor que Maradona...".
Um leve deslize, que, porém, não interfere na qualidade da publicação, é o título "América do Sul", que deveria ser "América do Sul Hispânica", já que o Brasil não é contemplado. Nem deveria, já que o público-alvo são os brasileiros, porém a ausência do país pode "enganar" leitores de outras nacionalidades interessados em adquiri-la para se orientar em um tour pelo continente todo.
O novo guia é o segundo da série "Guia Criativo para o Viajante Independente", que lançou em 2000 o título "Europa" e que mantém na internet a página www. oviajante.com, com intercâmbio de informações entre viajantes, principalmente mochileiros, para qualquer roteiro do mundo.


"Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul" - Editora Trilhos & Montanhas; 880 págs.; R$ 54; à venda nas livrarias e no site www.oviajante.com.


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