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LANÇAMENTO
Primeira publicação não traduzida sobre o continente descreve 12 países de uma maneira bem-humorada
Guia disseca América do Sul para brasileiro
MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL
Em tempos de gangorra cambial do real frente ao dólar e do
vantajoso poder de compra do
brasileiro na Argentina, um guia sobre a América do Sul é muito bem-vindo.
Principalmente quando existem
apenas títulos traduzidos sobre
um território ao mesmo tempo
tão próximo e tão desconhecido
do brasileiro comum, que normalmente conhece melhor a Disney ou a Torre Eiffel do que o Caminito ou Machu Picchu.
O "Guia Criativo para o Viajante Independente na América do
Sul", embora tenha um longo título capaz de confundir um pouco o leitor, preenche de forma
bem satisfatória uma lacuna do
mercado editorial.
Escrita de brasileiro para brasileiro, a publicação orienta de maneira eficaz o passageiro antes e
depois do embarque, com dados
úteis sobre segurança (inclusive
explicando os riscos que o turista
corre com terrorismo e possíveis
assaltos), documentação, meios
de transporte e itens afins.
De forma bem-humorada, os
autores não só descrevem hotéis,
restaurantes e pontos de interesse
de 12 países, como também dão
uma contextualização histórica
de cada local, nos textos da seção
"Você que colou na escola...". No
decorrer das páginas, quadros
com o mesmo título têm biografias de seis personalidades, como
Evita Perón e Pablo Neruda, rol
que poderia até ser maior.
Também dão um gostinho especial os "Diários de Bordo", impressos sobre uma ilustração que
lembra um caderno, com narrações em primeira pessoa sobre
peripécias vividas pelos autores
durante suas viagens. Exemplo:
"Mosquitos. Durante a viagem do
Trem da Morte, eles têm uma função terapêutica: ajudam os passageiros a se ocupar -gesticulando
as mãos, batendo com jornais nas
paredes, livros na janela... Enfim,
é só escolher: distração para ninguém reclamar..." (pág. 273).
Também são divertidas -e
realmente podem ser necessárias- as "Expressões quase Indispensáveis" da pág. 868, com
frases do tipo "Todos sabem que
Pelé es mejor que Maradona...".
Um leve deslize, que, porém,
não interfere na qualidade da publicação, é o título "América do
Sul", que deveria ser "América do
Sul Hispânica", já que o Brasil não
é contemplado. Nem deveria, já
que o público-alvo são os brasileiros, porém a ausência do país pode "enganar" leitores de outras
nacionalidades interessados em
adquiri-la para se orientar em um
tour pelo continente todo.
O novo guia é o segundo da série "Guia Criativo para o Viajante
Independente", que lançou em
2000 o título "Europa" e que mantém na internet a página www.
oviajante.com, com intercâmbio
de informações entre viajantes,
principalmente mochileiros, para
qualquer roteiro do mundo.
"Guia Criativo para o Viajante Independente na América do Sul" - Editora Trilhos & Montanhas; 880 págs.; R$ 54;
à venda nas livrarias e no site www.oviajante.com.
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