São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ALERTA

Turismo inadequado provoca uma "emergência ecológica", afirma papa
O papa João Paulo 2º alertou na semana passada que o mundo está vivendo uma "emergência ecológica" devido aos projetos turísticos que prejudicam o ambiente ou lidam com "formas modernas de capitalismo". A mensagem foi divulgada como alerta ao Dia Mundial do Turismo, que será em 27 de setembro e cujo tema deste ano é "Ecoturismo, Chave para o Desenvolvimento Sustentável".
"Um determinado turismo irrestrito contribuiu, e ainda contribui, para essa ruína por causa das instalações turísticas construídas sem nenhum estudo sobre o impacto ambiental", disse o papa. Ele também alertou que projetos que ignoram as tradições e os direitos dos habitantes locais podem causar "formas modernas de colonialismo".
Para o papa, o turismo é mais praticado para satisfazer um desejo egoísta do que para contemplar a natureza. O setor, na opinião do pontífice, não tem respeitado o ambiente nem protegido as futuras gerações. Ele aconselhou que os turistas observem a dimensão espiritual da apreciação da natureza.
É pelo menos a segunda vez em menos de um ano que o turismo é alvo de críticas vindas do Vaticano. Em julho do ano passado, o Pontifício Conselho para os Emigrantes divulgou um documento acusando a globalização e o turismo de difundir certos "males da humanidade", como a Aids e a exploração de mulheres e crianças. Ironicamente, o Vaticano é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Fernando Gabeira: Depois da Copa, as caneladas de campanha
Próximo Texto: Patrimonio: Unesco elege nove sítios para a lista mundial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.