São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grafitada, Bellavista é um museu a céu aberto

Casa do poeta Neruda norteou a revitalização do bairro boêmio

Unindo várias épocas, vizinhança convida a caminhadas que são festivas, artísticas e contemplativas

DO ENVIADO AO CHILE

Quando caminhava pelo bairro de Bellavista ao lado de sua amante Matilda, o poeta Pablo Neruda (1904-1973) viu um terreno íngreme à venda nessa área de Santiago.
Imediatamente, eles decidiram comprar a propriedade e ali construíram uma casa em formato de barco. Anos mais tarde, o local, chamado de "La Chascona", virou um museu que deu início à revitalização do bairro.
O que nem ele e nem Matilda imaginavam é que, décadas depois, o bairro de Bellavista se tornaria um SoHo chileno, atraindo artistas, escritores, músicos e poetas.
Já nos anos 90, foi a vez da vizinhança se tornar berço do movimento chileno de street art, hoje mundialmente reconhecido pela originalidade de seus grafiteiros.
Nos muros das ruas planas de Bellavista, artistas como Basko Vasko e Ceki começaram a pintar e a desenvolver um estilo chileno de fazer grafite à semelhança de intervenções em Los Angeles e em São Paulo. Hoje, o bairro é uma galeria a céu aberto -coberta por grafites criativos nos muros de casas, lojas, ateliês, restaurantes e bares.
O passeio ideal por Bellavista começa após o almoço, com a visita ao museu "La Chascona" e, depois, com uma caminhada até anoitecer, quando convém parar para um happy hour.
Também dá para esticar a pé até o bairro vizinho da Providência, onde há discotecas, bares e casas noturnas.
Em 2009, na mostra "Né Dans La Rue", da Fondation Cartier de Paris, o grafite chileno foi reconhecido. Sua história consta do documentário "Chile Estyle", do cineasta chileno-canadense Pablo Aravena, a ser lançado neste ano. Confira em www.facebook.com/chileesyle. (JOÃO WAINER)



Texto Anterior: Valle Nevado pratica horários rígidos
Próximo Texto: De sanduíches a pratos finos, cidade contenta o estômago
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.