UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISITA OFICIAL

Ministro propõe cooperação para governo paulista e procura idéia para a Guiana em lodge da Amazônia

França busca inspiração em hotel brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Buscar inspiração em um hotel de selva do Amazonas para construir algo equivalente na Guiana Francesa foi uma das missões do ministro de Turismo da França, Léon Bertrand, durante sua estada no Brasil na semana passada. Para isso ele visitou o Ariaú Tower Lodge, próximo a Manaus.
Abrigando parte da floresta amazônica, a Guiana, terra natal do ministro e Departamento de Ultramar da França, ainda não tem um turismo forte, embora a "metrópole" lidere o ranking mundial dos países que mais recebem visitantes estrangeiros -foram 76,7 milhões em 2002. Já quando é computada a receita gerada com turismo, a França perde para os EUA e a Espanha e agora está em busca da qualidade dos seus visitantes, segundo Bertrand.
Em reunião com a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o ministro discutiu uma cooperação entre o país europeu e o Estado brasileiro e colocou a serviço do governo estadual a experiência em promoção de destino da Maison de la France, órgão oficial de fomento do turismo francês no Brasil, cujo escritório é em São Paulo. Propôs ainda intercâmbio para ajudar o governo do Estado a elaborar pacotes com apelos culturais, de interesse dos franceses.

Fórum pela paz
Na quinta passada, Bertrand esteve presente no lançamento do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentado, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram do evento o ministro do Turismo do Brasil, Walfrido dos Mares Guia, e o secretário da ONU, Kofi Annan, entre outros. O objetivo é que o turismo seja um instrumento para promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural, preservando a biodiversidade e promovendo condições para a paz.
Todos os anos os parceiros do fórum (instituições públicas e privadas, além de organismos internacionais) se encontrarão, e a primeira reunião será em Salvador, em novembro do ano que vem.
Durante a cerimônia também foi lançando o Movimento Brasil de Turismo e Cultura, que desenvolverá temporadas turísticas em 24 destinos brasileiros.


Texto Anterior: Dois brasileiros já comandaram ilha entre Oceania e Ásia
Próximo Texto: Em festa: Lille democratiza cultura em 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.