São Paulo, quinta-feira, 01 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISTA NOEL

Peças, como vasos, xícaras e pratos, produzidas usando técnica de origem japonesa são a marca dessa cidade

Sacola volta cheia de cerâmicas de Cunha

HELOISA LUPINACCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Compras sem pressa, intercaladas entre uma boa refeição e uma conversa com os artesãos. Em Cunha, a 222 km de São Paulo, na serra do Mar, a procura por presentes vira um passeio bucólico.
A cidade ficou famosa pelos ateliês de cerâmica raku, técnica de origem japonesa trazida à serra do Mar em 1975 por um grupo de estudantes brasileiros, japoneses e portugueses. Nesse grupo estavam Mieko Ukesaki (miekoemario.sites.uol.com.br), que, ao lado de seu marido, Mário Konishi, recebe clientes em sua casa, e Alberto Cidraes (www.cidraes.com), que, além de seu ateliê, cuida do Antigo Matadouro.
O ateliê Suenaga e Jardineiro é um dos mais agradáveis, instalado no jardim da casa dos proprietários (www.ateliesj.com.br). Augusto de Campos e Leí Galvão também têm um espaço simpático (tel.: 0/xx/12/3111-1361).
A Cunhatur, diante da praça principal, disponibiliza mapas com os endereços. A maioria fica na cidade, e o mais distante é o de Sandra Bernardini (tel.: 0/xx/12/ 3111-1946), no km 56 da estrada Cunha-Paraty.
As peças feitas em cerâmicas raku são queimadas a 1.350C em fornos chamados de noborigama. Antes de ir para a queima, elas recebem pinceladas de esmalte, que formam desenhos vitrificados.
Os trabalhos podem ser utilitários -como pratos, xícaras e travessas-, herdeiros da tradição oriental -em chaleiras e serviços de comida japonesa- ou esculturais. Eles custam a partir de R$ 5 -peças pequenas- e podem chegar a centenas de reais.
Depois das compras, a parada deve ser o Recanto Uruguayo (pça. Coronel João Olímpio, 92; tel.: 0/xx/12/3111-1304; www.pousadarecantouruguayo.com.br), que serve desde de empanadas uruguaias a pratos regionais, como a costelinha com angu.


Texto Anterior: Onde comprar
Próximo Texto: Paraty presenteia com cachaça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.