São Paulo, quinta-feira, 01 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neblina rouba a cena em minutos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dia de sol e, de repente, não se vê mais nada. É a neblina que chegou a Paranapiacaba. A vila é tomada em minutos. A permanência da "visitante" rotineira é instável. Pode durar horas ou um dia inteiro. Do mesmo jeito que chega, vai embora: rapidamente.
A neblina é comum no local, cercado por mata atlântica, na serra do Mar. Uma das razões é a umidade vinda da vegetação, segundo Luciene Dias, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
"Outra causa da neblina é a proximidade com o mar, cuja umidade produz nuvens, muitas delas próximas à superfície da serra."
Dias ressalta que o clima é do tipo tropical úmido, com mais chuvas em relação à capital, cujo clima é tropical. "As temperaturas na vila também são mais amenas quando comparadas às de São Paulo", explica a meteorologista.

Trilhas
Embora a neblina seja recorrente, o forte na região são as trilhas, feitas nos parques das Nascentes e da Serra do Mar. Na vila, há cinco agências que oferecem monitoria nas trilhas. A AMA (Associação dos Monitores Ambientais de Paranapiacaba) faz trilhas com três níveis de dificuldade.
A trilha leve tem duas horas de duração, sem muitos obstáculos. A média é feita em cinco horas (entre a ida e a volta), em meio a cachoeiras, e vai a um mirante, de onde se avista a Baixada Santista.
A trilha pesada dura nove horas e vai até Cubatão, no litoral paulista. O retorno é feito de ônibus. Para essa atividade, é necessário agendar. Os preços variam de acordo com o programa escolhido, entre R$ 5 a R$ 25 por pessoa. Mas algo não pode faltar em nenhum deles: repelente. (MG)


Texto Anterior: Estação nas nuvens: Trem deu origem ao povoado no séc. 19
Próximo Texto: Estação nas nuvens: Neste mês, música toma prédios históricos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.