São Paulo, segunda, 2 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DE PORTO ALEGRE
Churrasco e vinho reinam nos cardápios

e free-lance para a Agência Folha

Fazendo jus ao status de capital, Porto Alegre não deixa ninguém na mão quando o assunto é comida, bebida e diversão. Conheça a seguir algumas indicações.

O QUE COMER? - O turista não terá dificuldades para encontrar boas churrascarias na cidade. São dezenas de restaurantes que servem o prato típico gaúcho em sistema espeto corrido (rodízio) ou cortes individuais.
A churrascaria Barranco, localizada na avenida Protásio Alves, 1.578 (tel. 051/331-6172), tem mesas ao ar livre e fica aberta durante a madrugada.
Quem procura outros pratos não ficará desapontado. Porto Alegre tem bons restaurantes italianos, alemães, franceses e japoneses, por exemplo. Há também inúmeras pizzarias para uma refeição mais rápida e barata.

O QUE BEBER? - A microcervejaria Dado Bier, que fica na avenida Nilo Peçanha, 3.228 (tel. 051/328-5111), produz duas opções de cerveja para o verão: uma mais encorpada e outra suave. Com capacidade para até 2.500 pessoas, a casa tem restaurante, pista de dança e jardim ao ar livre.
Os vinhos gaúchos, produzidos nas regiões de colonização italiana, são considerados os melhores do país e podem ser encontrados em quase todos os restaurantes.

ONDE FICAR? - O centro da cidade concentra o maior número de hotéis -de diferentes categorias e preços. Fora da área central, estão o Caesar Tower (tel. 051/332-8111), no elegante bairro Bela Vista, e o Center Park (tel. 051/311-5388), no Moinhos de Vento. A rede hoteleira da capital gaúcha tem cerca de 3.000 apartamentos.

O QUE LER? - "Traçando Porto Alegre" (editora Artes e Ofícios) reúne crônicas de Luis Fernando Verissimo e desenhos de Joaquim da Fonseca. "Porto Alegre, Guia Histórico" (editora da UFRGS), de Sérgio da Costa Franco, junta quase mil verbetes sobre a evolução de ruas, praças e bairros da cidade.

COMO SÃO AS PRAIAS? - Porto Alegre está localizada às margens do rio Guaíba, cujas águas estão poluídas. O balneário do Lami, na zona sul da cidade, é o único que apresenta boas condições para o banho. A prefeitura e o governo estadual já começaram as obras de um projeto que pretende despoluir o Guaíba.

ONDE SE DIVERTIR? - Na avenida Goethe, há vários bares com mesas ao ar livre, boates e restaurantes. Nas proximidades, na rua Dona Laura, 329, está o Sargent Peppers, casa noturna com bandas que fazem covers dos Beatles.
A avenida Nilo Peçanha também é bastante movimentada à noite. Reúne várias pizzarias, bares e casas noturnas. As duas avenidas são as preferidas de jovens das classes média e alta da cidade.
O Nova Olaria, um shopping de lazer no bairro Cidade Baixa, possui pátio com restaurantes, pizzaria, locadora de vídeo e de CDs, livraria e três cinemas que costumam lotar nos fins-de-semana.
A cidade possui 44 cinemas com programação e horários variados. O shopping center Iguatemi foi ampliado e conta com nove cinemas e duas praças de alimentação.

PASSEIOS PRÓXIMOS - As cidades serranas de Gramado e Canela, a quase 100 km de Porto Alegre, são as que mais recebem turistas de fora do Estado.
Nessas cidades, o clima é mais ameno, mesmo no verão, e elas possuem boa infra-estrutura para receber turistas.
No parque do Caracol, em Canela, foi inaugurado recentemente um teleférico que leva até um mirante, de onde é possível observar a cascata que dá nome ao local.
A praia mais bela do Estado é também a mais distante da capital. Torres fica a 202 km de Porto Alegre, perto da divisa com Santa Catarina. (CARLOS ALBERTO DE SOUZA E SANDRA HAHN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.