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Estilo nasceu
no século 19
do enviado especial
Quando foi utilizado pelas primeiras vezes no final
do século passado, o termo
"forró" designava a dança
popular animada por sanfona, zabumba e triângulo.
Há a versão controversa
de que o termo seria uma
corruptela de "for all" (para todos), expressão usada
por companhias inglesas
instaladas em Recife para
designar os bailes frequentados pelos funcionários.
Com o tempo, o forró englobou estilos como coco,
xote, rojão, baião, chamego. Em comum, eles têm o
apelo à dança, ritmo binário (dois tempos) e melodias simples, vindas da música folclórica portuguesa.
Exaltado nas letras, o sanfoneiro garante a pulsação
rítmica, o alicerce melódico
e responde ao canto em solos e introduções.
Cabe ao zabumbeiro indicar o andamento e antecipar a síncope (articulação
sonora sobre o tempo fraco), o que dá suingue.
Com timbre agudo e percussão repetitiva, o triângulo é ponto de referência
auditivo e mantém a uniformidade dos arranjos.
No decorrer dos anos, a
formação básica do forró
incorporou outros instrumentos. Quando foi difundido no Sul do país -principalmente por Luís Gonzaga e Jackson do Pandeiro-, o forró já era tocado
com a ajuda de baixistas,
violeiros e bateristas.
(EF)
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