São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu constrange Londres a devolver peças

DO ENVIADO ESPECIAL

Mais do que receber 10 mil visitantes por dia, o Novo Museu da Acrópole, com previsão de abertura para 2008, espera receber de volta os frisos e mármores do Partenon que disputa eternamente com os ingleses.
Os mármores, que incluem 88 estátuas, foram adquiridos por lorde Elgin (1766-1841), escocês, em 1801, e estão expostos no British Museum.
Ao custo aproximado de R$ 350 milhões, o novo museu está sendo construído na base sul da Acrópole, a cerca de 300 metros do Partenon. O projeto, do arquiteto suíço-americano Bernard Tchumi, chegou a ter conclusão prevista para as Olimpíadas de Atenas (2004).
Presidente do Organismo para a Construção do Novo Museu da Acrópole, Dimitris Pandermalis desabafou à Efe, agência de notícias espanhola, as expectativas gregas: "Não se trata de exigências nacionalistas. O museu mostra os fragmentos que estão separados e que devem se unir. O Partenon é um monumento que pertence à herança cultural universal".
Como se tratasse mais de espaço que de boa vontade inglesa, ele ressaltou que as dimensões do novo museu são suficientes para as peças -o atual, pequeno, não as comportaria.
Uma galeria, aliás, foi projetada apenas para isso: retangular e de vidro, fica no topo do novo edifício, dará vista para o próprio Partenon e ficará à espera, justamente, das peças.
O museu britânico, porém, já avisou que não as devolverá, alegando não querer criar precedente em relação às demais relíquias mundiais que expõe.
E como ficariam os espaços vazios do museu ateniense? "Talvez, neles, poderíamos dizer "vá para Londres'", resmungou Pandermalis à mídia.
O novo edifício, com toneladas de vidro e aço, terá 14 mil m2. Sua base "flutuará" sobre escavações arqueológicas, dando vista para elas, e terá expostas peças encontradas nas ladeiras da colina da Acrópole. A parte intermediária abrigará galerias do período arcaico ao Império Romano, e o mezanino, um restaurante e um auditório multimídia -além da galeria retangular.
Do atual museu (colado ao Partenon e construído após a Segunda Guerra Mundial) o novo receberá 300 estátuas de mármore, algumas de mais de duas toneladas. (TM)


Texto Anterior: Temperatura chega a 45 C e deixa 15 mortos
Próximo Texto: Balança, mas não cai: Hitler usurpou fama histórica de Olímpia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.