UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montanhas têm dias e noites mais curtos

DA ENVIADA ESPECIAL

O dia nas montanhas de Aspen começa às 9h e acaba às 15h30, quando os teleféricos encerram o expediente. As noitadas não passam das 2h e às 17h30 já é noite.
Se a balada for esticada, a manhã seguinte será perdida. As aulas de esqui e os passeios iniciam cedo. Os desacostumados demoram para pôr os equipamentos e devem encurtar ainda mais o sono, que pode ser recuperado no intervalo entre o "après-ski" (happy hour após o esqui) e o jantar.
Para não ter problemas físicos extras, além das inevitáveis dores musculares provocadas pela prática de esqui e snowboard, o turista que não quer perder tempo acamado deve seguir as recomendações dos instrutores.
Tome água e evite bebidas alcoólicas. O clima seco e a altitude provocam desidratação. A preocupação com isso é tamanha que em todas as montanhas há distribuição gratuita de água.
Use protetor solar, pois os dias ensolarados predominam em Aspen, e a luz refletida na neve queima tanto quanto o sol da praia.
Os professores de esqui recomendam a ingestão de alimentos energéticos de manhã. Gordura deve ser evitada, pois pode potencializar os efeitos da altitude, como o mal-estar. (MARÍLIA RUIZ)


Texto Anterior: Boa comida é desculpa para cair na noite
Próximo Texto: Bar vende 10 minutos de oxigênio entubado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.