UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ursos fazem a festa das crianças

DO ENVIADO ESPECIAL

Os ursos fazem não só a festa da garotada, como a de muito marmanjo que visita Bärengraben (tocas de urso), bem em frente a uma das principais pontes da entrada do centro histórico de Berna, a Nydegg, jogando alimentos e esperando a reação dos animais, que são os mascotes da cidade.
Quatro ursos ficam dentro de uma arena circular, cercada de água e árvores, de onde são observados, gratuitamente, de cima. Ao lado dela funcionam restaurantes e lojas de suvenir.
Segundo uma lenda contada pelos moradores, Berchtold 5º, duque de Zähringen e um dos governantes do Império Romano, fundador de Berna, disse aos amigos que a cidade teria o nome do primeiro animal que ele matasse ali.
A região era cercada por florestas, na época com muitos ursos. Um deles foi a vítima de Berchtold. Berna (Bern) vem da palavra "urso". O plural em alemão para urso é "bären". Por onde o visitante anda na cidade, se lembra disso. A imagem do urso está no brasão da cidade, em bandeiras, estátuas, prédios e suvenires.
Se o visitante não estiver satisfeito com os ursos da toca, pode visitar o zoológico Bärengraben, que abriga, além do símbolo da cidade, animais europeus, como o bisão, o cabrito montês e o alce, além de répteis e peixes.
Já no Museu de História Natural, na Bernastrasse, está empalhado um são-bernardo chamado Barry, que salvou a vida de 40 pessoas nos Alpes no século 18. (RO)


Texto Anterior: Ciclistas têm vias próprias
Próximo Texto: Berna inspirou Einstein e Tobler
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.