UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciclistas têm vias próprias

DO ENVIADO ESPECIAL

Com a proximidade da primavera e o fim do rigoroso inverno que assolou a Europa nesta temporada, uma boa forma de explorar Berna é alugar uma bicicleta. Na capital, o meio de locomoção tem espaço garantido: são cerca de 300 quilômetros de pistas marcadas em toda a cidade.
Na estação de trem, elas podem ser alugadas por preços que variam de 20 a 30 francos suíços por dia ou de 120 a 150 francos suíços por semana. Nesse local, nos hotéis, nos bares, nos restaurantes e no escritório de turismo da Suíça, mapas com rotas para ciclistas são distribuídos gratuitamente.
No país, como tudo que diz respeito à cidadania, os motoristas de carro respeitam (e muito) os ciclistas. Andar de bicicleta é uma prática comum que atrai crianças, jovens e até velhinhos.
Como boa parte dos monumentos e das atrações turísticas de Berna está concentrada numa pequena região do centro histórico, comece pelo coração da cidade: logradouros como a Spital- gasse, Marktgasse e Kramgasse.
Depois aproveite a formação das ruas, que parecem seguir o curso do rio Aare, e desça sua margem, cujos bosques e parques, perfeitos para o fim da tarde, também têm ciclovias. (RO)


Texto Anterior: Calmaria dá ar de interior à capital suíça
Próximo Texto: Ursos fazem a festa das crianças
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.