UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catedral gótica arrepia visitantes

DO ENVIADO ESPECIAL

Cabelos dourados como se estivessem ao vento dão vida a anjos de marfim que convivem lado a lado com demônios verdes. Uma escultura representa o Juízo Final com 234 figuras, de cores vivas, entalhadas no portal principal da catedral gótica Münster.
É de arrepiar. No topo da rua Junkerngasse, reduto da antiga arquitetura da cidade, lá está ela, imponente. Dizem que, quando a catedral começou a ser construída, em 1421, suas espaçosas linhas internas permitiam que metade da população pudesse trabalhar ao mesmo tempo dentro dela.
De católica a protestante, por causa da Reforma, ela é visitada até pelos mais céticos. Seu vitral colorido e as janelas do altar-mor do século 15 já valem a entrada.
Ao sair da igreja, siga pela esquerda para dar de cara com um espaçoso terraço de onde se tem uma das melhores vistas do rio Aare e das casas aristocráticas da Junkerngasse. (RO)


Texto Anterior: Berna inspirou Einstein e Tobler
Próximo Texto: Litoral paulista: Banana diferencia peixada em Ubatuba
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.