São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGLATERRA REAL
Cambridge, a cerca de uma hora de Londres, reúne paisagem bucólica, passado medieval e diversão
História e verde fazem escola em cidade

da enviada especial à Inglaterra

Se as palavras história, paisagens bucólicas e facilidade de acesso fazem sua alma de turista dar pulos de alegria, uma visita a Cambridge, a cerca de uma hora de Londres, pode ser a glorificação de seus sonhos.
Para chegar lá, é possível ir de ônibus ou trem, a partir da capital. Os trens saem tanto da estação Liverpool Street como da King's Cross. A passagem de ida e volta custa cerca de US$ 25 se você viajar num sábado ou domingo -esse preço é promocional.
No verão, há ainda outra vantagem de ir a Cambridge, cidade universitária fundada no século 13, num final de semana. Principalmente aos domingos, você pode presenciar uma divertida competição: os alunos dos "colleges" tentam derrubar uns aos outros no rio Cam, a bordo de chalanas, barcos típicos, de fundo chato.
As disputas mais animadas acontecem nas proximidades do King's College, faculdade fundada em 1441 por Henrique 8º. Foi também o rei que arquitetou a construção da capela do local.
Uma sucessão de vitrais, dispostos lado a lado em toda a extensão do edifício, situa a capela no panteão das obras-primas mundiais. Os painéis de vidro do século 16 são tão preciosos para os britânicos que durante a Segunda Guerra Mundial foram retirados da igreja para evitar estragos bombásticos. Foram necessários "somente" cinco anos para que todos os vitrais fossem colocados de volta.
Mas nem por isso você precisa se sentir mortalmente impelido a dividir com os santos o colorido artístico que decora a capela. Pode, por exemplo, optar por passear pelo jardim da faculdade e depois visitar o Trinity College, onde estudou o cientista Isaac Newton.
Maior faculdade de Cambridge, tem no pátio, com mais de 800 metros quadrados e uma fonte do período Tudor, seu maior chamariz. De lá, você pode seguir ainda para outro marco arquitetônico de Cambridge, uma igrejinha do século 12, a Round Church, na Trinity Lane.
Em estilo românico, é uma das cinco de seu formato e época remanescentes na Inglaterra. Para completar a atmosfera medieval, está exposta ali uma armadura da época.

Pontes
Se você não resistir aos apelos românticos da natureza local e quiser mergulhar novamente no clima bucólico, nada melhor do que uma caminhada pelas alamedas que margeiam o rio Cam.
Várias pontes integram a paisagem. A mais famosa delas é a dos Suspiros, de 1831, que imita a homônima de Veneza e está localizada nas proximidades do Trinity College.
Outra que você não deve deixar de ver é a ponte da matemática, construída sem a ajuda de materiais como pregos e parafusos. Fica próxima à estação de trem e, por isso, visitá-la pode ser a melhor maneira de terminar seu passeio por Cambridge. (CA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.