São Paulo, quinta-feira, 04 de janeiro de 2007

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VERÃO 2007, FOLIA NO MAR

Comida é destaque do Costa Fortuna

Boas, refeições seguem regra italiana, com dois pratos de entrada, um prato principal e uma sobremesa

Jorge Araújo/Folha Imagem
Vista do deque do navio Costa Fortuna, que fica na costa brasileira até 5/3, quando parte em cruzeiro para a Itália


JORGE ARAÚJO
ENVIADO ESPECIAL À COSTA BRASILEIRA

Com duas bandeiras no mastro -uma da comunidade européia e outra do Brasil- o Costa Fortuna abriu a temporada no verão brasileiro como o maior navio de passageiros a navegar nas águas do país.
Os turistas do Costa Fortuna, que embarcaram em Savona, na Itália, fugindo do inverno, navegaram por pouco mais de duas semanas no transatlântico, que pesa 105 mil toneladas e tem capacidade para 3.470 pessoas em 1.358 cabines.
O casal carioca Mário Guimarães e Ana Maria, professores universitários aposentados, embarcaram em Savona e, em 16 dias, visitaram cidades como Barcelona, Gibraltar, Casablanca, Santa Cruz de Tenerife, Recife e Salvador até desembarcarem no Rio. Disseram estar fascinados com a qualidade de serviços no navio, os shows, a gastronomia e os passeios.
"Foi muito diferente de ficar nos aeroportos brasileiros jogados nas salas de embarque por causa dos atrasos. Sem contar o estresse em outros países, onde revistaram até a minha alma nos aeroportos. No navio, saímos só com o cartão do cruzeiro e não precisamos passar por isso", diz Guimarães.
O navio fica na costa brasileira até março, quando retorna com o mesmo número de passageiros para a Itália, sendo metade deles brasileiros e o restante, europeus e outros latino-americanos.
Mas quem perdeu a chance de atravessar os mares a bordo do Costa Fortuna ainda pode embarcar num dos cruzeiros que a empresa oferece até o final do verão. Só que é bom se apressar para conseguir sua reserva. Inclusive para a terceira edição, em fevereiro, do projeto "Emoções em Alto Mar", com o show de Roberto Carlos no gigantesco teatro Rex, que tem capacidade para 1.400 pessoas e é conhecido por sua acústica e pelo palco desenhado para grandes espetáculos.

Regra italiana
Há doze bares a bordo. O mais freqüentado de dia fica no complexo de piscinas -e tem todos os tipos de coquetel, chope, uísque e caipirinhas.
No capítulo gastronomia, são produzidos, diariamente, 45 mil pratos por artistas em decoração culinária, e usados 2,5 toneladas de massa, trinta mil ovos e 800 quilos de farinha de trigo. Tudo em uma cozinha de 1.600 m2.
A pizzaria fica aberta quase todo o dia, e os restaurantes mais elegantes são o Michelangelo e o Rafaello. Reserve lugar para um dos turnos. As refeições seguem a regra italiana, com dois pratos de entrada, o prato principal e a escolha da sobremesa num único pedido.
Os shows acontecem durante todas as noites no cruzeiro, separados em turnos como os jantares, porque mesmo contando com o teatro de grande capacidade, o lugar ainda é pequeno para acomodar a enorme população do navio. As pistas de danças, para todos os gostos e idades, funcionam a todo o vapor com sistemas avançadíssimos de luzes e sons e DJs selecionados para fazer a noite dos mais jovens.

Diversão
As quatro pequenas piscinas, seis jacuzzis e o toboágua que compõem o parque aquático do transatlântico funcionam por tempo limitado. No mesmo andar há uma moderna sala com 50 equipamentos de última geração para condicionamento físico. É uma grande academia flutuante para tirar os quilinhos conseguidos durante a própria viagem, já que nos cruzeiros se come e bebe muito a toda hora.
No topo do navio uma grande arena foi montada para aulas de dança e ginástica ao ar livre. E o cassino a bordo é uma maravilha para os que não resistem em tentar a sorte e ouvir barulho das moedinhas de euros caindo. Senhoras ficam horas desafiando os caça-níqueis, mas poucas pessoas arriscam dinheiro em roletas e outros jogos. Nos corredores climatizados, mesas reúnem casais que jogam baralho por prazer.
No circuito interno de TV, o monitor da cabine exibe um programa que ensina como jogar no cassino e também mostra a navegação em curso - há duas câmeras, uma na proa e outra no fundo. A chegada na cidade do Rio é imperdível, desde a aproximação das ilhas Cagarras. A imagem é emoldurada pelas montanhas, com o Cristo Redentor e a Urca.
Apesar da modernidade dos cruzeiros, suas atrações são as mesmas há muito tempo, tanto nos navios de primeira classe como nos mais populares. São brincadeiras com casais, como a que premia pessoas com mais de 60 anos em uma corrida com bexigas. Para quem quer melhorar o molejo, monitores ensinam passos de dança.


Jorge Araújo viajou a convite da Costa Cruzeiros


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