São Paulo, quinta-feira, 04 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERÃO 2007, FOLIA NO MAR

Geografia é melhor diversão de bordo

Rota do navio é entregue na cabine

DO ENVIADO ESPECIAL À COSTA BRASILEIRA

Veraneia, com os cruzeiros na costa do país, uma programação bastante previsível. Do axé atemporal que anuncia para os europeus que à estibordo está Salvador aos repertórios dos pianos bar, passando pelos animadores com microfone perto das piscinas, tudo tende a um certo "déjà-vu disso aí".
Árdua tarefa, a dos animadores. Às vezes, realmente motivam alguém a jogar uma bola de pingue-pongue no chão para que ela quique e caia num copo descartável. Outras vezes, realmente incomodam quem só queria deitar na espreguiçadeira para ler ou especular qualquer coisa inútil sobre as marolas e os matizes do Atlântico.
Mas o passageiro pode escolher um cruzeiro temático mais com a sua estampa, e, uma vez nele, seguir programação própria. Se você é aquela pessoa lendo, fuja das espreguiçadeiras na área da piscina pelo menos na parte da tarde, auge da muvuca e do volume dos microfones. Os transatlânticos costumam contar com bibliotecas. Tudo bem que, se você esqueceu seus livros e não lê em outras línguas, pode se confrontar com um acervo com mais de quinhentos títulos em outros idiomas e menos de dez em português, mas enfim, são contramarés a que os cruzeiristas estão sujeitos.
Uma grande pedida é acompanhar a programação do capitão, um folheto que chega diariamente às cabines com informações náuticas, entre outras. As paisagens que poderão ser vistas do navio naquele dia são um dos atrativos. Um cenário que vale catalogar na memória, por exemplo, é a da chegada à baía da Guanabara -às 5h56, informa a programação. Sim, madrugar é preciso, mas a navegação entre as ilhas Cagarras e, depois, próxima à Barra da Tijuca, à Ipanema e à Copacabana, compensa.
De resto, os navios chegam a ter mais de dez andares e dezenas de recantos, e se perder por eles para aprender a evitar os horários de pico nas academias, jacuzzis e afins já é parte interessante da viagem.
(THIAGO MOMM)


Texto Anterior: Comida é destaque do Costa Fortuna
Próximo Texto: Vagas são poucas e muitas vezes em cabines mais caras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.