São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra reúne, até junho, 24 óleos de Caravaggio

DA REUTERS

Uma exposição de Michelangelo Merisi, dito Caravaggio (1571-1610), foi aberta em Roma para marcar o 400º aniversário da morte do pintor.
"[A exposição] é puro Caravaggio, o que há de mais inspirador entre os seus trabalhos", disse Claudio Strinati, organizador da mostra. São 24 pinturas, emprestadas de museus de vários outros países, que ficarão em cartaz até o dia 13 de junho na Scuderie del Quirinale (www.scuderiequirinale.it), anexo do palácio do governo.
"Muitas obras foram atribuídas a Caravaggio nos últimos anos", disse Strinati. "E nós só escolhemos pinturas cuja autenticidade é inquestionável. Apenas aqueles que têm certificado original ou que estão citados em livros de historiadores da época que o conheceram pessoalmente", afirma.
A exibição é a primeira, desde a Segunda Guerra Mundial, a focar exclusivamente no mestre barroco do "chiaroscuro" (claro-escuro). E, desde a retrospectiva "Como Nascono i Capolavori" (Como nascem as obras), que aconteceu há 19 anos no Palácio Pitti, em Florença, não se viam tantas obras de Caravaggio juntas.
O ingresso custa 10, e é possível comprar com antecedência pelo site.


Texto Anterior: Museu Pushkin faz retrospectiva de Picasso com obras de museu de Paris
Próximo Texto: Instituto de Artes de Detroit inaugura galeria de arte islâmica permanente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.