São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2001

Próximo Texto | Índice

PROJETOS DE MARINAS REVOLUCIONAM LITORAL BRASILEIRO
Turismo náutico avança

RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO

Hector Echebaster/ Divulgação
Vista aérea da Bahia Marina, na costa soteropolitana


DA REPORTAGEM LOCAL

Apagado durante décadas, o turismo náutico vislumbra agora uma luz. Hoje, nos seus 8.000 km de costa, o Brasil contabiliza apenas 21 marinas. Em um prazo de 20 anos, pode ter outras 50, financiadas pela iniciativa privada, como prevê o ambicioso projeto Rota Náutica K&C, chancelado pelo velejador Amir Klink e pelo grupo Costão do Santinho.
Em Salvador, a prefeitura quer interligar locais históricos pelo mar, em catamarãs, até 2002. A obra prevê nove portos e a reurbanização do seu entorno. Entusiasta da atividade náutica, o piloto Emerson Fittipaldi saúda as iniciativas: "As marinas são uma base para se viajar com segurança". Luiz Roberto Tommasi, professor de oceanografia da USP, alerta para a necessidade de um plano de gestão, sem o qual as iniciativas podem ser desastrosas ao ambiente.



Próximo Texto: Marinas podem sacudir costa do país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.