São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REVOLUÇÃO LITORÂNEA
Brasil tem 21 marinas em 8.000 km de costa, diz IMB
"Se fizerem cinco, já está ótimo", afirma consultor

DA REPORTAGEM LOCAL

O país tem atualmente 21 marinas e 300 garagens náuticas, segundo dados do Instituto de Marinas do Brasil (IMB).
O número é considerado baixo quando confrontado com a grandeza da costa brasileira (8.000 km). Por isso o fundador da entidade, Claudio do Amaral, torce para a iniciativa da Rota Náutica K&C dar certo.
"Eles falam em 50 marinas; é um projeto de longa duração, poucos de nós vamos estar vivos para ver; mas, se fizerem cinco, já está ótimo", afirma.
Para Amaral, o projeto tem boas intenções. "A viabilidade depende de competência. Do ponto de vista técnico está tudo bem, mas a parte ambiental me preocupa", diz ele, que acompanhou o nascimento da centelha que se transformou no projeto (prestou, durante cinco meses, consultoria na área de captação de recursos no mercado).
"As iniciativas que já acompanhei até hoje mostram mais ocupação imobiliária do que náutica. Espero que dessa vez isso não se repita; estou cheio de ver empreendimentos imobiliários com fachadas de marina."

Primeiros passos
O Instituto de Marinas do Brasil é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com quase dez anos.
Muito procurado para orientar sobre os primeiros passos da implantação de uma marina, aglutina informações de outras entidades, como associações, institutos, universidades do mar, indústrias náuticas, empresas de consultoria e revistas dirigidas ao setor. O instituto faz ainda a regulamentação das marinas.
(RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)



Texto Anterior: Terminal náutico quer virar marina em Búzios
Próximo Texto: As 21 marinas do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.