São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REVOLUÇÃO LITORÂNEA
Piloto costuma velejar em Miami, nos EUA
Fittipaldi vê carência de estrutura no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Com 160 vagas molhadas, dois catamarãs e diversas lanchas, o hotel do Frade e sua marina oferecem bastante diversão marítima para os hóspedes dos seus 160 apartamentos -com vista para o mar- e dos 16 chalés.
O resort está localizado em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. A região, pontuada por mais de 365 ilhas, é uma das melhores do país para a prática de esportes aquáticos.
De lambuja, ainda vêm piscinas, saunas, quadras de tênis, campo de golfe, ciclovia, restaurantes, bares, cachoeiras em meio à mata atlântica e trilhas para trekking e cavalgadas.
"Se o projeto der certo, o turismo náutico vai se popularizar", diz Antonio Borges, dono do resort, sobre a rota náutica rascunhada por Amir Klink e Fernando Marcondes de Mattos.
O entusiasmo é compartilhado por um de seus condôminos mais famosos, o piloto Emerson Fittipaldi, que tem um iate ancorado na marina. "Falta no país estrutura para as pequenas embarcações", lamenta.
Fittipaldi costuma velejar mais em águas norte-americanas (Miami), pois é onde passa mais tempo e encontra maior infra-estrutura. "No Brasil, a do Frade e a de Salvador são excelentes."

Ceará
O Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), une três serviços em um: oferece hotel, marina e um estaleiro. Assina o iate de Fittipaldi e exporta para os mercados americano e italiano.
Seu diretor, Eliseu Barros, estima que visitem a costa cearense 2.500 embarcações anualmente, de passagem para o Caribe.
A marina, que nasceu há oito anos, tem cem vagas molhadas; o hotel, 315 apartamentos. "A importância de uma marina é a mão-de-obra que ela gera. O governo não enxerga isso", afirma. (RENATA DE GÁSPARI VALDEJÃO)



Texto Anterior: As 21 marinas do país
Próximo Texto: Ambiente: Bush anuncia nova ofensiva "ecológica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.