São Paulo, segunda-feira, 04 de junho de 2001

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CIDADE ETERNA
Viajantes que costumam gastar na capital voltam após evitar hordas esperadas no ano passado
Roma recupera turistas afugentados pelo Jubileu de 2000

DA REUTERS

Cerca de 25 milhões de pessoas foram a Roma no ano passado devido ao Jubileu dos 2.000 anos do nascimento de Cristo, mas o setor de turismo não lucrou muito.
Agora a Cidade Eterna está voltando a lucrar com o turismo, devido ao retorno dos viajantes que ficaram afastados do local para evitar as multidões do Jubileu e que têm interesse em explorar os monumentos e os museus locais, além de fazer compras.
As autoridades turísticas projetam um aumento de 5% no número de visitantes em Roma e arredores este ano, número liderado por americanos, seguidos de britânicos, espanhóis e franceses.
Após as restaurações realizadas antes do Jubileu, como a limpeza da Fontana di Trevi e a basílica de São Pedro, os turistas parecem estar redescobrindo a cidade.
Nos quatro primeiros meses do ano, o número de turistas que se hospedaram nos hotéis da cidade aumentou 7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Hotéis luxuosos já estão no limite da sua capacidade há semanas, bem antes do início da alta estação. Lojas badaladas como a Gucci e a Prada estão vendendo muito. Restaurantes turísticos que estavam vazios nesta época no ano 2000 estão repletos de filas.
"Acho que será o melhor ano de todos", afirma Mario Mariani, proprietário do restaurante Mario, fundado há 40 anos. "No ano passado, tivemos mais clientes, porém, menos dinheiro."
Os peregrinos não gastaram na cidade porque muitos vieram de países longínquos em grupos organizados por igrejas, que providenciavam alojamento em salas de aula e conventos, trocando hotéis e restaurantes por opções mais baratas e alternativas.
Com relação às lojas, os peregrinos olhavam suas vitrines rapidamente e seguiam para a igreja.
E o boato de que os fiéis estariam causando enormes filas nos pontos turísticos afastou muitos turistas não apegados à religião.
"Não foi um ano ruim, mas não foi o ano que todos esperavam", diz Nicola Rex, diretor de vendas do hotel Hassler. Muitos dos seus clientes avisaram em 99 que não voltariam em 2000 para evitar multidões. Mas agora a ocupação do hotel está até maior que em 99. Num dia de semana recente, 97% dos quartos estavam ocupados.



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