São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTA SAGRADA

Basílica da Anunciação atrai católicos em Nazaré

Nos arredores, turistas encontram ainda igreja construída no local que pode ter sido casa de José e Maria

DO ENVIADO ESPECIAL A ISRAEL

Há menos de um mês, o papa Bento 16 rezou missa na cidade de Nazaré, na basílica da Anunciação, onde acredita-se que o arcanjo Gabriel anunciou a Maria a concepção de Cristo.
A igreja começou a ser construída em 1960, recebeu visita do papa Paulo 6º ao canteiro de obras em 1964 e foi consagrada em 1969. Por sua estrutura -65 m de comprimento, 27 m de largura e 55 m de altura-, é uma das maiores construções desse tipo no Oriente Médio.
Na fachada principal, dedicada ao mistério da encarnação, é citado o Evangelho segundo são João: "Verbum caro et habitavit in mobis" (E o verbo se fez carne e habitou entre nós).
Na fachada lateral, grupos de peregrinos costumam cantar a oração "Salve Regina" no local onde está uma estátua de bronze que representa Maria quando jovem. Dentro da igreja fica a gruta da Anunciação, transformada em capela.
Na proximidade da basílica da Anunciação está a igreja de São José. Escavações realizadas em seu interior sugerem, pelo material encontrado, ter ficado ali a casa onde Maria e José moraram, além da própria carpintaria de José.
(JULIO ABRAMCZYK)


Texto Anterior: Rota sagrada: Jerusalém reúne locais importantes para três religiões
Próximo Texto: Homem não entra: Banda de rock feminina só se apresenta para mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.