UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banquete de pratos típicos, como aqueles servidos no Círio e nas vaquejadas, custa R$ 20 por pessoa

Culinária bufalina cede espaço ao peixe

DO ENVIADO ESPECIAL AO PARÁ

Não adianta querer emagrecer em Marajó. A culinária da ilha reúne, com maestria, búfalo, peixe, camarão e doces regionais.
Dona Nalva Barbosa, 48, comanda o restaurante Delícias da Nalva, em Soure, onde serve o banquete marajoara, reunião dos melhores pratos tradicionalmente servidos em festas, como a do Círio e as vaquejadas.
Segundo ela, o segredo é usar manteiga de búfala no lugar do óleo. A lista do banquete: frito do vaqueiro, filé marajoara, filhote ao molho de caranguejo, fritada de camarão marajoara e frango com banana à milanesa.
O frito do vaqueiro, que leva fralda de búfalo picada e apurada, é servido com pirão caboclo (leite de búfala com farinha de mandioca branca). O filé marajoara é a carne de búfalo temperada com sal, pimenta-do-reino e alho, coberta com queijo de búfala. O filhote ao molho de caranguejo leva leite de búfala, caranguejo refogado e purê de batata.
Já a fritada de camarão marajoara é feita com o crustáceo refogado e ovos de galinha caipira. Acompanha vinagrete com limão de Caiena (Guiana Francesa).
O frango com banana à milanesa é servido com queijo de búfala e farofa com castanha-do-pará. O banquete custa R$ 20 por pessoa.
Para a sobremesa, peça o pudim de leite com compota de abacaxi (pode ser bacuri ou cupuaçu, dependendo da época) e castanha-do-pará. O cafezinho servido depois é torrado e moído em casa. A garçonete veste traje do carimbó.
Dona Nalva conta com a ajuda da filha Lorena, 23. Ela está à frente do restaurante há 20 anos e prepara um livro com lendas da região e receitas ligadas a elas.
(AUGUSTO PINHEIRO)


Delícias da Nalva - rua 4, 1.051, entre as travessas 20 e 21, Soure. Todos os dias, das 11h30 às 22h30.


Texto Anterior: Ruína jesuíta ornamenta Joanes
Próximo Texto: Artesão teme fim de tradição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.