São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilha ecológica assusta, mas vale pela beleza local

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PARATY

Parte das atrações turísticas do quilombo do Campinho está ligada a um projeto de desenvolvimento sustentável que visa preservar a região. Dessa forma, os quilombolas descobriram um caminho para a própria sustentabilidade através do turismo étnico.
É dentro desta proposta que está sendo construída, desde 1999, a trilha ecológica.
Os monitores recomendam que essa trilha, em fase final de construção, seja feita bem cedo. Por isso é uma atividade à parte do restante da programação.
Aliás, a visão da verticalidade do morro pode assustar os turistas mais desavisados. São aproximadamente duas horas de caminhada dura, que exige do visitante um condicionamento físico razoável.
Mas o esforço é compensado quando se chega ao pico, no mirante com vista para a baía de Paraty, uma das paisagens mais belas do litoral brasileiro. Para completar o pacote, há ainda outra cachoeira para recompor as energias.

Trindade
O quilombo do Campinho está localizado bem ao lado da vila de Trindade. Se restar fôlego após a caminhada, aproveite para dar uma passada por lá. Além das praias, a antiga vila de pescadores é bem animada. Se o plano for o de pernoitar na região, o próprio quilombo oferece uma pousada.
Mas, dica de amigo, invente uma desculpa qualquer e se mande para a pousada Patrimônio, quase ao lado, a poucos quilômetros de distância (BR-101, km 588) -é quase tão rústica e simples quanto, porém bem mais aconchegante. (CM)


Texto Anterior: Paraty: História, comida e natureza embalam quilombo no RJ
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.