São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com quase 60 anos, Grande Hotel mantém pose

DO ENVIADO ESPECIAL

A Estância Barreiro, cartão-postal de Araxá distante cinco quilômetros do centro, abriga o Grande Hotel e as termas da cidade, com seus imponentes edifícios rodeados por lagos e jardins criados por Burle Marx (1909-1994).
O Barreiro deve seu nome à lama formada pelas águas de suas fontes, que escorria naturalmente pelo campo. Os primeiros colonizadores da região, percebendo a riqueza de sais nas águas, passaram a levar o gado para a área, que virava um barreiro formidável.

O Grande Hotel
O Tropical Grande Hotel & Termas de Araxá é quase sexagenário. Foi inaugurado em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas. Mesmo passando a funcionar em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com seu esplendor e cassino, virou importante centro de eventos políticos e sociais.
Nos seus 33 mil metros quadrados de construção estão os modernos e atualizados apartamentos para até 800 hóspedes, os vários salões revestidos com mármore de Carrara e iluminados por lustres de cristais da Boêmia e restaurantes, além de um moderno "scotch bar" onde um músico homônimo ao cantor e compositor João Bosco oferece aos hóspedes o discreto som de seu piano.
Em todo o complexo, móveis de estilo e diversas obras de arte em afrescos e vitrais completam a decoração do ambiente. (JA)


Texto Anterior: Fonte da juventude: Araxá volta a viver bons tempos
Próximo Texto: Conheça os benefícios da hidroterapia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.