São Paulo, segunda-feira, 04 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Lava do "bom gigante" escorre 1 km por dia

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

O escritor Leonardo Sciascia (1921-1989) comparava o Etna ao gato caseiro que vive ronronando, mas que pode acordar mal-humorado. Pelo mesmo motivo, Catânia e as localidades vizinhas chamam de "bom gigante" o mais ativo vulcão europeu.
Visitado por turistas quando calmo, o Etna paira a 3.350 m acima do mar Jônico e tem 2 milhões de anos, mas pode despertar furioso. Quando não projeta pedras nem faz tremer todo o sul da Itália, o Etna lança rios de lava que escorrem a 1.000 m/ dia, o que ajuda na fuga.
Há relatos de erupções desde os sícules, habitantes primitivos da Sicília: algumas delas violentas, como as que arrasaram Catânia, hoje com 400 mil habitantes, em 1381 e em 1669. Reconstruída no século 17 no estilo barroco com lava endurecida ("pietra lavica"), Catânia tem seu centro para monitorar a atividade vulcânica.



Texto Anterior: Itália: Catânia tem uma convivência secular com o monte Etna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.