São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2001

Próximo Texto | Índice


MÉXICO


Sob governo renovado, país mantém tradições enquanto Acapulco reformula seus atrativos

Associated Press - 20.nov.2000
Mariachi faz performance na Plaza de la Constitución, marco zero da Cidade do México e conhecida como zócalo, no 90º aniversário da Revolução Mexicana


HERANÇA ASTECA

Cidade do México mantém ruínas deixadas pelos primeiros habitantes do território

Capital perpetua civilizações antigas

RENATA IETTO
ENVIADA ESPECIAL AO MÉXICO

Uma tribo nômade do reino de Aztlán vagava em busca da terra ideal. A terra que, segundo a profecia da tribo, seria um dia um grande império.
O local seria definido quando fosse encontrada uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto.
Em 1325, em uma pequena ilha do lago de Anáhuac, cercada pelos vulcões Iztaccíhuatl e Popocatépetl, surgiu o sinal.
E assim, de acordo com a lenda, nascia Tenochtitlán, a cidade sagrada dos astecas e hoje uma das maiores do mundo, a Cidade do México.

Centro histórico
A Plaza de la Constituición -marco zero da cidade e uma das maiores praças das Américas- foi construída sobre as ruínas dos primeiros templos astecas e ainda guarda marcas de civilizações desaparecidas.
Ao redor dos 5.000 m2 da praça, chamada pelos mexicanos de zócalo, estão o Palácio Nacional (antigo palácio do rei Montezuma), a Catedral Metropolitana e os "portales de mercaderes" (local onde os comerciantes vendiam os produtos trazidos do Oriente).
Distante apenas duas quadras do zócalo, as ruínas do Templo Mayor -descobertas na década de 70- têm altares cerimoniais e uma pirâmide asteca.

Culturas pré-hispânicas
O bosque de Chapultepec abriga um dos mais importantes museus de antropologia do mundo.
Inaugurado em 1964, o edifício, que foi projetado por Pedro Ramírez Vázquez, conta com salas dedicadas aos astecas, aos maias e aos toltecas.
Entre as mais de 10 mil peças expostas, estão a Pedra do Sol -espécie de oráculo dos astecas- e as gigantes cabeças olmecas, feitas de basalto.


Renata Ietto viajou ao México a convite da AeroMéxico


Próximo Texto: Cozinha reúne o Velho e o Novo Mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.