São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HERANÇA ASTECA

Cidade colonial do Estado de Guerrero foi construída sobre uma mina e comercializa artigos de metal

Taxco esconde prata em meio às colinas

DA ENVIADA ESPECIAL AO MÉXICO

São brancas quase todas as casas de Taxco de Alarcón, uma cidadezinha colonial de charmosas e estreitas ruas de pedra.
Conhecida como "cidade da prata", Taxco está localizada a cerca de 160 quilômetros ao sul da Cidade do México, no meio das colinas do Estado de Guerrero.
A cidade, que foi erguida sobre uma mina, foi fundada em 1529 por espanhóis que para lá se dirigiram em busca de prata.
Diz a lenda que José de la Borda, também chamado de Dom la Borda e dono de minas de prata, teria dito a frase "Deus dá a Borda, Borda dá a Deus".
O resultado foi a construção da igreja de Santa Prisca num prazo de apenas sete anos.
Mito ou não, isso também explica a nomenclatura de logradouros e estabelecimentos comerciais de Taxco: praça Borda, hotel de la Borba, Casa Borda etc.
Cartão-postal da cidade, a igreja de Santa Prisca tem fachada rosa e altas torres gêmeas. O imponente edifício pode ser observado a partir de qualquer ponto da cidade.
Exemplo da arquitetura churrigueresca mexicana, seu interior tem todos os anjos e querubins a que tem direito, além de um órgão espanhol de 784 flautas que chegou a Vera Cruz e foi trazido peça por peça até Taxco.

Visitantes
Ainda hoje as minas de prata levam milhares de pessoas a Taxco. E não se trata de garimpeiros. O que os visitantes buscam pode estar em qualquer uma das incontáveis lojinhas locais.
A cidade comercializa objetos de prata -assinados por designers ou produzidos por artesãos anônimos- para todos os gostos e bolsos. Em tempo, a legislação da cidade determina que as novas construções sigam o padrão da arquitetura local, com fachadas brancas e balcões de ferro.
(RENATA IETTO)




Texto Anterior: Pacotes: Por pessoa, em quarto duplo
Próximo Texto: Muralistas tentaram popularizar a arte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.