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VISTO
Às vésperas da alta temporada, viajante já espera cerca de duas semanas para obter o documento em São Paulo
Consulado dos EUA pede pressa ao turista
da Reportagem Local
O Consulado Geral dos EUA em
São Paulo adverte: deixar o visto
para a última hora faz mal a sua
viagem. Devido à proximidade das
férias de julho, o número de pedidos está crescendo, e o prazo para
a obtenção do documento está batendo na casa das duas semanas.
Normalmente, o consulado
atende até 600 requerentes por dia.
Além disso, mais 800 passaportes
chegam diariamente à repartição.
Às vésperas da alta temporada, esses números estão subindo, respectivamente, para 900 e 1.200.
Consequência imediata desse
acréscimo, o tempo entre a marcação da entrevista e a própria saltou
de três para cerca de dez dias.
Depois da entrevista, se aprovado, o viajante espera mais 40 horas
até receber o passaporte de volta.
No dia 17 de abril, a cônsul-geral
dos EUA em São Paulo, Melissa
Wells, acompanhada pelas responsáveis pelo setor de vistos, reuniu a imprensa para divulgar o que
a repartição preparou para atenuar os efeitos da alta temporada.
Algumas medidas, como a marcação de entrevistas por telefone e
as janelas externas para entrevistas, já eram conhecidas.
Novidade de fato foi apresentada
por Susie Pratt, chefe do setor de
vistos. Ela conta que, em setembro
de 95, o consulado não dava conta
de processar todos os passaportes.
Visto eletrônico
Pediram socorro para Washington, que, coincidentemente, testava um sistema informatizado para
emissão de vistos. São Paulo foi a
primeira cidade a receber o sistema, utilizado exclusivamente para
processar passaportes enviados
por agências e despachantes.
"Agora, passaportes vindos das
agências são processados três vezes mais rápido", diz Pratt. Segundo ela, 70% dos pedidos de vistos vêm das agências.
Para o viajante, não é mais rápido fazer o pedido por meio das
agências. Isso porque há um prazo
máximo de duas semanas para devolver esses passaportes.
Uma mudança que afeta as pessoas que marcam entrevista por
telefone é a contratação de oito
brasileiros para trabalhar temporariamente no setor de vistos.
Isso acelera o processamento,
mas não diminui o tempo perdido
com as entrevistas, a cargo apenas
de vice-cônsules americanos.
Quem precisa renovar vistos do
tipo B1 (negócios) ou B2 (turismo), emitidos há até quatro anos e
com validade mínima de seis meses, não deve marcar entrevista.
Basta passar pelo consulado (de
segunda à sexta, exceto quartas,
das 8h30 às 11h30) e utilizar a
"drop box". Trata-se de um serviço que recebe o passaporte e, caso não haja problemas, o devolve
com o visto uma semana depois.
Segundo a cônsul-geral, entre
3% e 4% dos pedidos de visto são
negados hoje. Wells diz que o consulado americano em São Paulo é
o terceiro maior emissor de vistos
para os EUA em todo o mundo,
atrás de Seul e Taipé.
No ano passado, o consulado
emitiu 330 mil vistos, a maioria
com prazo de validade de dez anos.
Consulado Geral dos EUA em São Paulo: r. Padre João Manuel, 933, São Paulo,
tel. para marcar entrevistas: 900-0929
(para o Estado de São Paulo, ao custo de
R$ 1,60 por minuto de ligação) e
0900-11-0929 (para os demais Estados, ao
custo de R$ 8 por ligação).
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