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São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

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Brasileiros agradecem pouco e gastam muito

DA ENVIADA ESPECIAL

As suas malas são grandes e pesadas, portanto porteiros e elevadores são bem-vindos. É importante ter garrafas de água nos quartos ou informá-los de que a água da torneira é potável. Chuveiros potentes também são apreciados. E atenção a um item essencial para esse turista: limpeza. Divertidos, eles podem ser barulhentos sem perceber que estão perturbando. Mas basta um pedido de silêncio e a situação se normaliza. Também não estão acostumados a dizer "por favor" e "obrigado" tão frequentemente quanto os britânicos, e isso não deve ser entendido como falta de educação.
Reconheceu-se no perfil acima? Pois essas são informações do departamento de turismo britânico sobre o mercado de turismo brasileiro no Reino Unido.
A presença brasileira no país pode não ser significativa, mas o volume de dinheiro que fica por lá o é. Em 2001, 69 mil brasileiros visitaram o Reino Unido, 30% menos que em 2000 (98 mil).
Apesar disso, a média de libras gastas por visita foi maior: 866 libras em 2000, contra 1.193 libras em 2001, quase o dobro do que gastam os viajantes de outros países da América (631 libras), segundo dados de 2001 da International Passenger Survey (Pesquisa Internacional de Passageiros), divulgados na British Travel Trade Fair 2003 (feira sobre turismo britânico), realizada no final de março em Birmingham, na Inglaterra.
"O turista brasileiro, quando vem, fica muito tempo e gasta muito [confira quadro ao lado". E parece gastar cada vez mais, descobrindo novas regiões no país", diz Nia Hale, executiva de relações com o mercado do departamento de turismo britânico.
A insegurança de dirigir no país, por causa da mão contrária, impede o sucesso dos pacotes que incluem avião e carro, tão populares nos Estados Unidos.
Londres ainda é a cidade britânica mais visitada pelos brasileiros (destino de 48% dos que viajaram para o Reino Unido em 2001). Em seguida, mas bem longe, aparece Edimburgo, para onde foram 10% desses brasileiros. A primeira é identificada como uma cidade vibrante e fashion. Já a segunda tem uma imagem forte (leia mais nas págs. F4 e F5).
Uma informação que não é nova, mas causa estranheza quando proclamada pelos outros, é que o brasileiro decide suas viagens na última hora: 40% delas são planejadas com um mês de antecedência. E mais: as viagens de lazer em família tendem a ser influenciadas pela mulher. Mas uma alta porcentagem, 22% de brasileiros, pega o avião sem ninguém a tiracolo; 56% viajam com outros adultos; e 22% levam as crianças.
De acordo com os britânicos, os brasileiros consideram o Reino Unido um destino seguro, com uma população honesta e onde os serviços funcionam com eficiência. O país ainda é visto como tradicional, com habitantes reservados, tempo ruim e comida idem.



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