UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

Cidades contam história do RN

DA ENVIADA ESPECIAL

Em direção ao município de Tibau do Sul, onde fica a praia da Pipa, pequenas cidades chamam a atenção por contar trechinhos da história do Rio Grande do Norte.
Em Goianinha, cujo nome significa "excesso de caranguejo", surgiu o primeiro povoado branco, de holandeses. Foram eles que dominaram o local por 21 anos, em cerca de 1600. A fachada das casas e as palmeiras imperiais denotam o poder aquisitivo alto de uma das maiores rendas per capita do Estado à época, tudo graças ao plantio da cana-de-açúcar.
A cidade de Nízia Floresta foi assim batizada em homenagem à precursora do feminismo no Brasil e no mundo. Educadora no Rio de Janeiro, poetisa e abolicionista no Sul do país, Nízia viveu 28 anos na França e nasceu na cidade que, antes de levar seu nome, chamava-se Papari. Polêmica em suas publicações e defensora dos direitos da mulher, foi casada com Augusto Comte, pai do positivismo e dos dizeres "Ordem e Progresso" na bandeira do Brasil. (CF)


Texto Anterior: Pipa é maternidade de golfinhos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.