São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

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AVIAÇÃO

Transbrasil muda logotipo e malha aérea

Sergio Lima/Folha Imagem
A companhias aérea divulgou, na semana passada, o novo programa visual, reformulado por uma empresa norte-americana


MARISTELA DO VALLE
enviada especial a Brasília

Alteração da logotipia, contratação de um novo diretor-presidente e crescimento da malha aérea são algumas das reformas realizadas pela Transbrasil com o objetivo de aumentar a participação no mercado nacional.
O novo programa visual, criado pela empresa norte-americana Communication Arts, custou US$ 20 mil, incluindo a campanha publicitária, alteração do logotipo em impressos, lojas e aeroportos e a pintura de todos os aviões, que deve ser concluída em cerca de sete meses. Cada aeronave é pintada quando entra em manutenção.
O arco-íris que caracteriza as caudas dos aviões da empresa será mantido, embora as linhas paralelas tenham sido substituídas por traços curvos em um fundo azul. O letreiro também foi alterado.

Malha aérea
Desde ontem, a Transbrasil passou a operar novas linhas e horários, com o objetivo de reduzir o número de escalas para os destinos servidos, diminuir os custos e aumentar as frequências diárias de vôos. A rota São Paulo-Porto Alegre, por exemplo, passa a ter quatro frequências diárias e a São Paulo-Salvador terá três.
Outra novidade na malha aérea é a implementação de vôos ao Chile, a serem realizados três vezes por semana a partir do fim do mês.
O aumento da malha ainda atinge a InterBrasil, empresa da Transbrasil que cobre o interior de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Novo diretor-presidente
A Transbrasil detém hoje 18% do mercado e pretende conquistar, com toda essa reestruturação, 25% até o ano 2000.
Faz parte das estratégias de crescimento a contratação de um diretor-presidente experiente no mercado de aviação, o ex-presidente da Rio-Sul Paulo Enrique Coco, que assumiu o cargo na semana passada.
Outra novidade da Transbrasil, embora ainda não concretizada, é a criação de um programa de milhagem, que deve ser lançado em outubro, durante o congresso da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), em Recife.
O diferencial desse programa em relação aos das outras companhias aéreas são as regras específicas para os passageiros da InterBrasil, explica o diretor comercial da empresa, Flavio Carvalho.
Um cliente que costuma fazer a rota Campinas-Ribeirão Preto, por exemplo, terá de acumular um número inferior de milhas.
Já para se firmar no mercado internacional, a empresa está negociando uma associação com a norte-americana Delta (com a qual já faz "code-sharing" -aliança) e a participação em alguma grande aliança comercial, a exemplo da Star Alliance e da Oneworld.


Maristela do Valle viajou a Brasília a convite da Transbrasil.



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