São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia surgiu para transportar alimentos

da enviada especial

A Transbrasil surgiu como uma transportadora aérea que tinha como objetivo levar, do interior de Santa Catarina a São Paulo, a carne produzida no frigorífico da Sadia.
A idéia foi do então jovem estudante de direito Omar Fontana, filho do proprietário da Sadia e apaixonado por aviação. Ele próprio pilotava as aeronaves, no início alugadas da Pan-Air.
Com o transporte dos produtos Sadia entre Concórdia (SC) e São Paulo a partir de junho de 1953, a empresa utilizava o lema "Pelo ar para o seu lar" para chamar a atenção do consumidor.
A Sadia S.A. Transportes Aéreos só foi fundada em janeiro de 1955, depois de Fontana ter comprado um DC-3 e ter sofrido prejuízo com a manutenção da aeronave, custo de peças e preço da gasolina.
Na época, a empresa operava um nicho ainda inexplorado: cidades do interior como Joaçaba, Videira e Concórdia.
O nome da companhia mudou para Transbrasil em 1972.
Desde o avião branco com uma faixa vermelha e o letreiro Sadia em azul até o atual logotipo de arco-íris em linhas curvas recém-lançado, as aeronaves da empresa apresentaram visuais diversos.
Nos anos 70, por exemplo, cada avião era pintado em dois tons de cores e assim a empresa exibia aeronaves verdes, azuis, amarelas e até cor-de-rosa.
Desde os anos 80, todo esse arco-íris foi sintetizado apenas nas caudas do aviões, que têm o resto dos cascos brancos, como na época em que ostentavam a marca Sadia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.