São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA BOSSA
No Estado há 17 formações lacustres, sendo que duas, cercadas por restaurantes, ficam próximas a Maceió
Lagoas estimulam visão, olfato e paladar

da enviada especial

Mais óbvio, impossível: como o nome já deixa claro, Alagoas é a terra das lagoas. No Estado todo, são 17, segundo a Ematur (Empresa Alagoana do Turismo). Perto de Maceió, há duas, das grandes, para ninguém botar defeito.
A poucos metros da praia, onde deságuam e, assim, diminuem a salinidade do mar, tanto a lagoa Mundaú como a Manguaba têm um forte sabor tropical. E não só devido à beleza natural.
À beira da Mundaú, com 23 km2 de extensão, seu estômago pode fazer a festa. Há vários restaurantes ali, um ao lado do outro, todos com vista para a lagoa.
Por volta das 13h, as caçarolas, como se estivessem sincronizadas, exalam o aroma inconfundível de mariscos, camarões, lagostas e caranguejos assados, cozidos ou fritos lentamente.
E, se você pensa que esse passeio pelas águas do Estado e sua gastronomia pode sair caro, considere-se duplamente enganado.
Primeiro porque a corrida de carro até lá custa em média R$ 13, a partir de Maceió. Segundo, uma refeição completa para duas pessoas sai por quase irrisórios R$ 15.
E não é só seu paladar que sai ganhando. Se estiver em busca de cenas bucólicas e ancestrais, esse é o lugar. Você vai assistir, por exemplo, os pescadores em suas jangadas jogando a rede na água para garantir a comida do dia.
A lagoa Manguaba, de 15 km 2 e também pontilhada de restaurantes, exibe um quadro parecido. Não é incomum ver em suas águas mãos treinadas caçando o almoço e jantar do dia: caranguejos. Consta que o bicho dá mais que coco em coqueiro, e há quem tire fotos da "pesca" ao crustáceo.
Pitoresco? Bem, a praia do Francês está logo ao lado, aguardando você com caipirinhas e camarões, tão perto e tão longe da vida lacustre. (CARLA ARANHA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.