São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

ESCOLA BAIANA

Canavieiras e Ilhéus são cenários para aprender biologia e literatura em programa da Uesc

Sul da Bahia vira grande sala de aula

KATIA CALSAVARA
ENVIADA ESPECIAL À BAHIA

O esquema aluno-carteira x professor-lousa é matéria do passado para o projeto Intercâmbio Universitário da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), localizada em área preservada de mata atlântica, em Ilhéus, na Costa do Cacau, ao sul da Bahia.
Praias e cidades dessa região, que ganhou fama nacional nas novelas da TV Globo "Renascer" e "Porto dos Milagres", estão servindo de cenário para aulas de biologia, literatura, oceanografia, história, ecologia, cultura e outras matérias ministradas por especialistas para turistas interessados em enxergar além de paisagens e monumentos.
Por exemplo, a aula de literatura, que traça um panorama da obra de autores baianos e sua relação com a história e a influência do cacau na região, é dada dentro da Casa de Cultura Jorge Amado, que foi residência do escritor durante sua infância e parte da sua adolescência. Construída na década de 20 pelo pai de Amado, a casa abriga hoje um pequeno museu com objetos pessoais e painéis sobre a obra do autor de "Terras do Sem Fim", "Gabriela, Cravo e Canela", "Capitães da Areia", entre outros livros.
A cultura, os costumes, a história e outros aspectos são abordados em um curso de extensão com 40 horas. O aluno-viajante aprende ao mesmo tempo em que anda pela mata, navega por rios, toma banho de lama, ouve histórias dos nativos, prova a culinária local, visita as plantações e até pisa nas amêndoas de cacau.
O programa tem duração de oito dias e oferece duas opções de roteiros. O primeiro abrange apenas a Costa do Cacau, com aulas em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una, Uruçuca, Canavieiras e Santa Luzia. Já no segundo está inserida também, além dessa região, a Costa do Descobrimento, incluindo Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e os municípios opcionais de Prado e Belmonte.
Qualquer universitário ou profissional com nível superior pode participar, em grupos de entre dez e 40 pessoas. Variações do programa Intercâmbio Universitário também estão sendo formatadas para estudantes do ensino médio e para a terceira idade. Mais informações, na Multicultural, tel. 0/ xx/73/231-8722.

Pacote do Intercâmbio Universitário - Custa R$ 1.230, incluindo sete noites de hospedagem em quarto quádruplo na Costa do Cacau, café, sete refeições, passagem aérea, transporte terrestre, ingressos para parques, equipamentos e acompanhamento de professores. Na Bancorbrás: 0/xx/11/3371-6700.


Katia Calsavara viajou a convite da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), da Multicultural e da Nordeste Linhas Aéreas.


Próximo Texto: Cidade foi musa de Jorge Amado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.