São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faulkner vira magneto turístico

DA REDAÇÃO

O escritor norte-americano William Faulkner (1897-1962), criador de "O Som e a Fúria" e "Os Invictos", tem sido uma espécie de magneto turístico para Oxford, uma cidadezinha no meio do nada, no Estado do Mississippi, que inspirou a sua literatura. Ele morreu num hospital nas cercanias.
Ainda que a casa de Faulkner estivesse fechada para reformas, o afluxo de turistas em busca da atmosfera faulkneriana explodiu nos dois últimos anos. A propriedade de Faulkner, Rowan Oak, recebeu 20 mil turistas em 2003. Oxford tem 12 mil habitantes.
O curador de Rowan Oak, William Griffith, atribui a onda turística ao recente sucesso do escritor na China e no Japão. Griffith aponta no livro de visitas do lugar as assinaturas de um editor da revista japonesa "Esquire" e de estudantes coreanos.
A Universidade do Mississippi planeja erguer em Oxford, cidade batizada no plano ficcional como Jefferson, o principal núcleo urbano do território imaginário de Yoknapatawpha, um museu orçado em US$ 12 milhões.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pós - 9/11: Marco zero vira novo ponto de peregrinação em NY
Próximo Texto: Pós-Olimpíada: Grécia deposita suas esperanças no turismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.