São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corrida do Ouro foi base de sociedade multicultural

Episódio é tido como o maior movimento imigratório de todos os tempos

No séc. 18, missionários espanhóis fundaram 21 missões; em 1848, a Califórnia foi cedida aos EUA pela Espanha

DO ENVIADO À CALIFÓRNIA

Em 1542, um português cujo nome os livros anotam grafado à espanhola, Juan Rodriguez Cabrillo, foi o primeiro europeu a explorar as costas californianas.
Mas foi só no século 18 que religiosos espanhóis fundaram nessa região 21 missões catequéticas.
Com o fim da Guerra de Independência (1775-1783) dos EUA, a Califórnia foi ocupada por rancheiros, notadamente entre 1820 e 1850.
E assim, como nada é por acaso (e nem tudo foi pacífico na conquista do território norte-americano), o dístico de armas contido na bandeira de San Francisco até hoje é bem pouco religioso: "Oro en Paz, Hiero en Guerra''.
Originalmente declarada espanhola pelos padres, a Califórnia foi, ao terminar a guerra Mexicano-Americana, em 1848, cedida aos EUA.
Nesse mesmo ano, nove dias depois, numa "coincidência" sem precedentes, o ouro foi descoberto aos pés da serra de Nevada, numa localidade próxima a Sacramento chamada Sutter Mill.

EUREKA!
Como local de apoio à Corrida do Ouro ("Gold Rush"), San Francisco foi invadida por uma multidão de caça-fortunas vindos de todo o mundo, num episódio que historiadores registram como o maior movimento imigratório em todos os tempos.
Barcos eram abandonados na zona portuária de San Francisco, cujo comércio prosperou engendrando, não sem encarniçados conflitos étnicos, a formação de uma cidade verdadeiramente multicultural. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Los Angeles renova área de píeres trazendo museu
Próximo Texto: Edifício é 'tentação' ao viajante gourmet
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.