São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão ocupa o centro da mesa letã, que tem carne de porco e peixe defumado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
NA LETÔNIA

A cozinha da Letônia é baseada em produtos agrícolas, e as carnes têm lugar destacado à mesa. Nesse país de invernos longos e verões curtos é preciso trabalhar duro para alimentar as famílias.
O pão é uma referência especial não apenas na mesa como na mente das pessoas, que desde pequenas aprendem a respeitá-lo. Ele está sempre presente nas receitas tradicionais da culinária letã.
No outono, durante a festa da colheita, os piragi, pequenos pães recheados com bacon e cebola, são servidos para comemorar a abundância da estação.
Antigamente, eram atribuídos poderes mágicos ao pão feito com os grãos da farinha recém-moída. Essa estação também é a preferida para a realização dos casamentos.

Calendário
A festa mais popular da Letônia é a celebração do solstício do verão, em junho.
O Jãni, como é chamado, corresponde à festa de São João. É a ocasião favorita dos cantores das chamadas dainas, poesias cantados consideradas a alma do país. Música, aliás, é uma grande paixão do povo letão -e as famosas dainas moldaram a identidade nacional.
Nessa que é a noite mais curta do ano, as mulheres se enfeitam com guirlandas de flores, e o homens, com guirlandas de carvalho. Os letões dançam e cantam em volta de fogueiras até o amanhecer.

À mesa, à letã
A mesa de uma tradicional festa de Jãni deve ter queijo com grãos de cominho, piragi, pães de maçã e frutas silvestres, salsichas fritas, carnes grelhadas e muita cerveja.
É impossível imaginar as festas e os krogs - bares- sem cerveja. A bebida preferida é tradicionalmente produzida através da fermentação de cevada e lúpulo, mas sempre adicionando mel.
Bem mais forte é o Balzam Noir de Riga, um licor destilado a partir de 24 plantas, flores e raízes. Bebe-se misturando essa bebida ao café ou ao suco de cassis. O Riga Balzam é o mais famoso de todos. E vai bem com arenque.
Os hábitos culinários dos letões foram bastante influenciados pelas tradições também herdadas da cozinha alemã, com alguma inspiração russa e polonesa.
O letão adora carnes, em particular a de porco, que é servida com freqüência como escalopes empanados ou em espetinhos cozidos na brasa.
A carne de frango deve ser defumada, enquanto que o steak deve vir acompanhado com cebolas, batatas cozidas e um guisado de champignons.
Quanto aos peixes, marinados ou defumados, chegam à mesa todas as espécies do leste e norte da Europa: salmão, truta, esturjão, enguia e arenque. Labu apetiti! (LFS)

Texto Anterior: Em pleno renascimento, Riga vive efervescência
Próximo Texto: Veja dicas nas três capitais bálticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.