São Paulo, quinta-feira, 07 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Museo del Caribe revigora cena urbana

Nova atração fica em Barranquilla, cidade costeira onde o grande evento turístico e cultural é o Carnaval

DO ENVIADO ESPECIAL À COLÔMBIA

Barranquilla fica no Caribe colombiano, o que pode levar o turista a pensar que irá se deparar com um lugar banhado por incríveis praias de águas cristalinas -o que não é verdade. Ela fica na foz do rio Magdalena e é o principal porto do país.
O grande nome da literatura colombiana, Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel em 1982, nasceu próximo de Barranquilla, onde estudou e onde costumava frequentar o restaurante que se tornou ponto turístico -o "La Cueva". A cidade também é a terra da agitada cantora Shakira, fenômeno da música pop latina, mas seu grande evento turístico e cultural é o Carnaval.
Ao som da cumbia e de outros ritmos do Caribe, é um festival de cores e alegria. Tombado pela Unesco, como patrimônio da humanidade, é o grande orgulho da cidade, que tem um centro histórico interessante, bom comércio, bons restaurantes e bons lances arquitetônicos, como no bairro do Prado. No final de abril, Barranquilla ganhou uma nova atração, que promete revigorar sua cena urbana e atrair visitantes. Planejado há dez anos, o museo del Caribe foi inaugurado no dia 25 do mês passado, com a presença de ministros do Turismo de países da região e do próprio presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Projeto de brasileiro
Os brasileiros fazem parte da novidade -mas não apenas pelas evidentes afinidades culturais entre o Caribe colombiano e algumas de nossas regiões, o que fica patente numa visita ao museu. É que o responsável pelo projeto "museográfico" da instituição é Marcello Dantas, o mesmo que criou o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006, hoje uma das principais atrações culturais de São Paulo e do país.
A instituição de Barranquilla vai na mesma linha da brasileira: lança mão de recursos tecnológicos interativos, apostando mais na narrativa, na participação do público e no registro audiovisual do que na reunião e catalogação de peças. "Decidimos partir na direção oposta do clássico museu do século 19, em geral baseado em grandes coleções", diz Dantas.
"O que estamos fazendo é recorrer a elementos da cultura atual, que é muito mediada." Dantas foi convidado para assumir o projeto pela diretora da instituição, Carmen Arévalo. "Não tínhamos espaço nem meios para reunir uma coleção de peças que representasse a cultura do Caribe. Quando conheci o Marcelo e vi o projeto do Museu da Língua achei que era o mais adequado", diz ela.
Embora não abrigue uma coleção, a inauguração do museu foi antecedida por pesquisas e levantamentos minuciosos acerca da cultura da região, sob a responsabilidade de um time de acadêmicos e especialistas.
O edifício, com a aparência de um cubo, foi projetado pelo premiado arquiteto colombiano Giancarlo Mazzanti, que venceu um concurso público. O interior foi dividido em cinco andares, dedicados à natureza, à paisagem humana, à palavra, à ação e à expressão. Uma sala para a obra de Garcia Márquez ainda está por ser inaugurada.
(MARCOS AUGUSTO GONÇALVES)


PARQUE CULTURAL DEL CARIBE
Calle 36, nº 46-66, centro, Barranquilla; 0/xx/57/5/372-0581; abre às ter., quar. e quin., das 8h às 17h; às sex., das 8h às 18h, e aos sáb., dom. e feriados das 9h às 18h
www.culturacaribe.org



Texto Anterior: Cartagena é cartão de visitas para o fomento do turismo
Próximo Texto: Literatura: Local terá ala alusiva a Gabriel García Márquez, o "Gabo"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.